Promoções para o Magistério

Promoções para o Magistério

Promoção para mais de 10 mil professores

O Diário Oficial de hoje publica a segunda leva de um total de 10.441 promoções de professores. Esses avanços, por antiguidade e merecimento, são referentes ao período de 2003 a 2007. Até o final do ano, a promessa do secretário da Educação, Jose Clovis Azevedo, é colocar em dia todas as promoções. Desde o início do governo Tarso Genro, já foram promovidos 28.177 professores.

A medida significa um aumento de 10% no salário básico e vale a partir da folha de maio. Embora estivessem atrasadas, não existe promoção retroativa. Logo, os professores não poderão reclamar o que deixaram de ganhar no período em que as promoções estiveram congeladas.

Já nas próximas promoções, serão adotados critérios mais rígidos de avaliação dos professores. Agora, 70% da nota será baseada em atividades como cursos de formação continuada, projetos pedagógicos e publicação de trabalhos. Parte dessa nota dependerá do desempenho da escola na retenção dos alunos, já que a evasão escolar tem forte influência no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os outros 30% são referentes a questões como assiduidade e pontualidade.

– Temos que valorizar aquilo que contribui para melhorar o desempenho dos alunos – diz Azevedo, sem empregar a palavra “meritocracia”, rejeitada pelo Cpers e por boa parte do PT.

As promoções e o reajuste de 76% em quatro anos são as armas do governador Tarso Genro para enfrentar, na campanha, as cobranças por não pagar o piso como básico do magistério. O governo sustenta que nenhum professor recebe menos do que o piso – e é verdade –, mas o entendimento do Supremo Tribunal Federal é de que o mínimo se refere ao básico do plano de carreira e não ao valor do contracheque.

PÁGINA 10 | ROSANE DE OLIVEIRA
http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a4482581.xml&template=3916.dwt&edition=24176&section=10074

Leia também

Promoções são fruto e resultado da nossa greve veja no documento enviado pelo governo ao Comando de greve

Documento 2 encaminhado ao CPERS

Tarso continua fora da Lei, pois o STF negou o seu pedido de ampliar o tempo na Adin e confirmou a constitucionalidade da Lei do Piso

17-04-2014 - Supremo mantém piso

16-04-2014 - Andamento da ADI 4167 do PISO

16-04-2014 - STF confirma a constitucionalidade do PISO

Com  os novos critérios de Promoções e avaliação , que incluem , pontuação alta, notas da comunidade escolar e indices do IDEB serão difíceis novas promoções . Esta modalidade que hoje José Clóvis diz que não é MERITOCRACIA, antes de ser secretário pensava diferente. 

» Decreto 48.743/2012

» Ordem de Serviço 02/2012

 

 

 




ONLINE
63