RS, novas escolas com tempo integral
Governo do RS anuncia 23 novas escolas com tempo integral
Da redação - Terra Educação - 21/03/2014 - São Paulo, SP
O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, anunciou nesta sexta-feira mais 23 escolas com turmas do Ensino Fundamental que oferecem tempo integral aos estudantes. Três escolas são rurais e 20, urbanas.
De acordo com o Censo Escolar da Educação Básica de 2013, as 23 escolas tiveram mais de 5 mil matrículas de alunos no Ensino Fundamental, faixa que será beneficiada com o tempo integral.
A carga horária será de oito horas diárias. A base curricular prevê formação geral (áreas do conhecimento) e atividades curriculares integradoras obrigatórias e optativas. As obrigatórias incluem iniciação aos estudos da pesquisa, leitura e produção textual, experiências matemáticas, educação em direitos humanos, atividades artísticas e culturais, atividades esportivas e motoras e estudos monitorados. As optativas são agroecologia, memória histórica da comunidade, educação para a paz, cultura digital/informática educacional e línguas.
A Lei 14.461, de 16 de janeiro passado, regulamenta o inciso VI do art. 199 da Constituição Estadual, que determina como dever do Estado prover os meios para que progressivamente seja oferecido horário integral a alunos do Ensino Fundamental. De acordo com a nova legislação, o governo do Estado tem 10 anos de prazo para implementar o tempo integral em 50% das escolas estaduais com Ensino Fundamental. O Censo Escolar da Educação Básica de 2013 indica que a rede estadual gaúcha conta com 2.364 escolas de Ensino Fundamental.
Clipping Educacional
Publicado no DOE de 17/01/2014 - Lei nº 14.461/2014 pg 02, Regulamenta o horário integral