Orientador educacional

Orientador educacional

Quem é o e que faz o orientador educacional

Esse é o profissional que se preocupa com a formação pessoal de cada estudante

 Na instituição escolar, o orientador educacional é um dos profissionais da equipe de gestão. Ele trabalha diretamente com os alunos, ajudando-os em seu desenvolvimento pessoal; em parceria com os professores, para compreender o comportamento dos estudantes e agir de maneira adequada em relação a eles; com a escola, na organização e realização da proposta pedagógica; e com a comunidade, orientando, ouvindo e dialogando com pais e responsáveis.

Apesar da remuneração semelhante, professores e orientadores têm diferenças marcantes de atuação. "O profissional de sala de aula está voltado para o processo de ensino-aprendizagem na especificidade de sua área de conhecimento, como Geografia ou Matemática", define Mírian Paura, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. "Já o orientador não tem currículo a seguir. Seu compromisso é com a formação permanente no que diz respeito a valores, atitudes, emoções e sentimentos, sempre discutindo, analisando e criticando."

Embora esse seja um papel fundamental, muitas escolas não têm mais esse profissional na equipe, o que não significa que não exista alguém desempenhando as mesmas funções. Para Clice Capelossi Haddad, orientadora educacional da Escola da Vila, em São Paulo, "qualquer educador pode ajudar o aluno em suas questões pessoais". O que não deve ser confundido com as funções do psicólogo escolar, que tem uma dimensão terapêutica de atendimento. O orientador educacional lida mais com assuntos que dizem respeito a escolhas, relacionamento com colegas, vivências familiares.


Se você se interessa em seguir essa carreira, saiba que é preciso ter curso superior de Pedagogia ou pós-graduação em Orientação Educacional. 

 O que ele faz

Contribui para o desenvolvimento pessoal do aluno.
Ajuda a escola a organizar e realizar a proposta pedagógica.
Trabalha em parceria com o professor para compreender o comportamento dos alunos e agir de maneira adequada em relação a eles.
Ouve, dialoga e dá orientações.

Quer saber mais?

Escola da Vila, Unidade Butantã, R. Barroso Neto, 91, CEP 05595-010, São Paulo, SP, tel. (0_ _11) 3726-3578

BIBLIOGRAFIA 

Ação Integrada - Administração, Supervisão e Orientação Educacional
, Heloísa Lück, 66 págs., Ed. Vozes, tel. (0_ _24) 2233-9000, r. 9042 e 9029, 8,90 reais


A Orientação Educacional - Conflito de Paradigmas e Alternativas para a Escola
, Mírian Paura S. Zippin Grinspun, 176 págs., Ed. Cortez, tel. (0_ _11) 3864-0111, 18 reais

http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/orientador-educacional/orientador-educacional-424364.shtml

 

Orientação Educacional

A Orientação Educacional é uma das mais importantes áreas de atuação do Pedagogo. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96 estabelece que a formação dos Orientadores Educacionais deva acontecer em Cursos de Especialização latosensu.

A Orientação Educacional é uma das áreas estratégicas da organização escolar. A ação da Orientação Educacional visa garantir a plena inserção do educando no espaço escolar e social com o apoio da família e das demais instituições sociais.

A função do Orientador Educacional não deve ser confundida com a função do supervisor escolar ou com a função do psicólogo escolar, nem com as funções dos demais profissionais de apoio à educação. O papel profissional desempenhado, atualmente, pelo Orientador Educacional respalda-se em uma perspectiva dialógica da organização escolar, onde esse profissional irá intermediar conflitos escolares, auxiliar o corpo docente em relação às dificuldades de aprendizagem escolar, encaminhar casos específicos de alunos às instâncias: jurídica, de assistência social, piscológica e de saúde, quando necessário, tendo em vista o desenvolvimento do educando e a construção da cidadania em uma sociedade democrática.

Cumpre destacar que o cargo de Orientador Educacional é regulamentado pelo Decreto Federal número 72.846, de 26 de setembro de 1973, que apresenta as atribuições privativas desse profissional, bem como as atribuições que deverão ser compartilhadas com os demais participantes da comunidade escolar. O cargo de Orientador Educacional, atualmente, deve ser desempenhado por um pedagogo especializado. Na rede pública de ensino, sua presença é obrigatória de acordo com leis e normas.

Tendo em vista a necessidade de formar profissionais em Orientação Educacional capazes de atender as demandas complexas de diversos níveis e modalidades de ensino, oferecemos este curso para preparar profissionais com sólida formação na área, aptos para prosseguir em cursos de pós-graduação stricto sensu, realizar concursos públicos para a carreira de Orientador Educacional, ou de iniciar uma carreira na docência do ensino superior em cursos de Pedagogia ministrando a disciplina Orientação Educacional.

http://www.facitec.br/index.php/pos-graduacao/orientacao-educacional

 

 




ONLINE
28