O que é o Pisa?
Perguntas e respostas: O que é o Pisa?
Entenda a avaliação internacional da OCDE. Resultados de 2012 devem ser divulgados no final deste ano

Ao longo dos anos, o Brasil tem alcançado pontuações cada vez melhores no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), que avalia os conhecimentos dos alunos em leitura, matemática e ciências.
Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2000, o país atingiu a média de 368 pontos, enquanto em 2009 chegou aos 401. A média dos países membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), entidade que organiza a prova, foi 496.
Na edição aplicada em 2009 e divulgada em 2010, o País apresentou a terceira maior evolução nas médias, entre as 65 nações participantes do exame. Os resultados do Pisa 2012 devem ser divulgados na primeira semana de dezembro próximo.
O Pisa figura como único exame que produz indicadores de qualidade sobre a Educação de diversos países, possibilitando estudos comparativos internacionais. As informações coletadas permitem a identificação de práticas educacionais de sucesso em diversos cenários socioeconômicos.
Abaixo, tire suas dúvidas sobre a prova:
O que é o Pisa?
O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – em inglês, Programme for International Student Assessment (Pisa) – é um exame internacional que testa as habilidades nas competências de leitura, escrita e matemática de estudantes de 15 anos, idade em que a maioria dos estudantes já concluiu ou estão próximos de concluir o ciclo da Educação Básica e obrigatória de seus países.
Qual é a função do PISA?
As informações coletadas pelo Pisa permitem a elaboração de indicadores contextuais, os quais possibilitam relacionar o desempenho dos alunos a variáveis demográficas, socioeconômicas e educacionais. Desse modo, os países podem comparar as melhores práticas e desenvolver iniciativas próprias, conforme os sistemas de ensino.
Quem coordena o Pisa?
O programa é desenvolvido e coordenado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em cada país participante há uma coordenação nacional. No Brasil, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o responsável pelo exame.
O que é a OCDE?
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é formada por 34 países membros de continentes diversos e tem como missão promover políticas para melhorar o bem-estar econômico e social das pessoas ao redor do mundo. A organização trabalha com coleta de dados, análise, comparação e desenvolvimento de políticas para os problemas comuns aos países.
Quais países participam do Pisa?
De acordo com dados da OCDE, na última edição, entre membros e não membros da organização, 65 países aplicaram o Pisa. O número varia de acordo com a adesão ou não de novos países a cada avaliação.
Quais estudantes podem participar?
O exame avalia estudantes entre 15 e 16 anos da rede pública e privada de ensino. Nessa faixa etária, os alunos já concluíram ou estão próximos de concluir o Ensino Básico de seus países. No caso de países como o Brasil, em que a defasagem escolar é bastante presente, alunos com essa idade não estão necessariamente no Ensino Médio, por conta de evasão, repetência ou abandono.
Quando é aplicado o Pisa e o que ele avalia?
Os testes ocorrem a cada três anos. A primeira edição foi em 2000, e a mais recente, em 2012. Os exames abrangem três áreas do conhecimento: leitura, matemática e ciências. A cada edição, há destaque para uma das três áreas do saber – em 2012 foi matemática e, em 2015, será a vez de ciências.
Como é o exame e como é aplicado?
O teste tem duração de duas horas e contempla questões de múltipla escolha e perguntas abertas. Os diferentes Cadernos de Teste que compõem a avaliação são organizados em torno de um tema. Um conjunto articulado de itens é desenvolvido com base em um estímulo, que pode ser composto de um texto escrito e/ou de um quadro, uma tabela, um gráfico ou uma figura.
O Pisa é aplicado de forma amostral segundo critérios definidos pela OCDE, o que significa que apenas alguns alunos da rede pública ou privada realizam o teste. Em 2012, houve aplicação de questões por meio eletrônico.
Quais outras informações o Pisa coleta?
Os estudantes também respondem a um questionário sobre sua situação socioeconômica e seus hábitos escolares, como motivação, interesses e métodos de estudo. Essa etapa tem duração de 20 a 30 minutos. Os diretores também fornecem informações sobre as escolas.
Como é feita a correção?
Cada país participante possui uma equipe de corretores própria, que faz a conferência das questões seguindo um modelo desenvolvido por uma equipe técnica do programa. Posteriormente, os resultados são enviados a uma equipe internacional do Pisa.
Os avaliadores atribuem notas detalhadas às respostas. Em cada área, o índice varia de 0 a 800 – a margem de erro é de 5 pontos para mais ou menos.
Qual é a importância dessa avaliação?
As informações obtidas sobre as habilidades, o nível socioeconômico dos estudantes e as escolas permitem ao Pisa monitorar os resultados dos sistemas de ensino para oferecer informações empíricas que possam dar base a pesquisas e a políticas públicas.
Vale lembrar que o Pisa não avalia o estudante de acordo com um currículo escolar específico. O exame busca descobrir se o aluno domina os processos de aprendizagem, entende os conceitos e aplica conhecimentos e habilidades adquiridos na escola em situações da vida real.
Como foi o desempenho do Brasil no último Pisa?
Os estudantes brasileiros ficaram em 53º lugar em ciências e leitura e em 57º em matemática. O Brasil ficou com a 53º posição no ranking geral, à frente de Argentina e Colômbia, mas atrás de México, Uruguai e Chile.
Entre 2000 e 2009, a Educação brasileira evoluiu 33 pontos na nota.
Onde encontrar os resultados?
Os resultados do PISA são divulgados pela OCDE e, no Brasil, publicados pelo Inep. A divulgação ocorre cerca de um ano após a avaliação. Os resultados são dispostos em rankings e vêm acompanhados de artigos e análises sobre dados comparados.
Quando serão divulgados os próximos resultados?
Provavelmente na primeira semana de dezembro deste ano.
Onde posso encontrar mais informações?
Para visitar o site do Pisa, clique aqui.
Para saber mais sobre a OCDE, clique aqui.