Um grande debate está formado, mesmo antes de o Ministério da Educação (MEC) lançar, no mês que vem, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O programa estabelece que todos devem estar alfabetizados ao fim do 3 ano do Ensino Fundamental, aos 8 anos de idade. É o que prevê, também, a meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE), em tramitação no Congresso. No país todo, 5.182 municípios (93,2% do total) aderiram ao pacto e receberão material didático e cursos de formação docente.
Apesar desse empenho, educadores questionam a idade estipulada para que o processo se concretize. "Oito anos é tarde. O país já paga caro pelo histórico de falta de atenção à Educação. Se a ideia é mudar isso, temos que apostar em metas mais ousadas", diz Izolda de Arruda Coelho, secretária de Educação do Ceará, estado em que os avanços dos anos iniciais tornaram-se referência em alfabetização.
Para o neurocientista Ivan Izquierdo, da Universidade Federal do RS, um ano a mais faz diferença no direito da criança de se apropriar das coisas à sua volta. "Prejuízo intelectual não causa, porque sempre se pode alfabetizar depois. Mas a criança perde espaço para participar do mundo", alerta. Já o presidente do Instituto Alfa e Beto, João Batista Araújo e Oliveira, afirma que 6 anos é a idade em que se alfabetiza na maior parte dos países de idioma com complexidade parecida à Língua Portuguesa.
Apesar da capacidade neurológica das crianças, "trabalhar com idade limite inferior aos 8 anos é utopia", acredita Priscila Cruz, diretora-executiva da ONG Todos pela Educação. "Uma meta precisa ser desafiadora, mas factível", afirma. E o secretário de Educação Básica do MEC, Cesar Callegari, contesta a visão de que se deveria baixar para 6 anos a idade de alfabetização. "Nossas crianças vêm de várias origens e a escola tenta minimizar essa desigualdade", destaca.
POLÊMICA
MEC: prevê alfabetização até o 3 ano do EF, aos 8 anos.
Ivan Izquierdo: diz que, com 3 anos, a criança já tem condições de dominar e usar a linguagem.
Alfa e Beto: acredita que, aos 6 anos, pode estar alfabetizada.
Todos pela Educação: aponta que é bom começo se ninguém chegar aos 9 anos analfabeto.
fonte: http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=117&Numero=361&Caderno=0&Noticia=467765
|