Uergs de casa nova

Uergs de casa nova

Uergs começa ano com sede nova

Universidade estreia campus central em Porto Alegre, onde serão oferecidos cinco cursos, sendo três deles novidades

Estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) na Capital vão começar as aulas, na próxima segunda-feira, de casa nova. A partir deste semestre, a instituição terá um campus central, em Porto Alegre, onde serão oferecidos cinco cursos – três deles novos.

Além de receber os bacharelados de Administração – Sistemas e Serviços de Saúde e Administração – Gestão Pública, o campus central sediará os cursos de Engenharia em Energia, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e Tecnologia em Automação Industrial. Essas três graduações foram transferidas da unidade de Novo Hamburgo, mas os estudantes que já haviam ingressado terminarão o curso no Vale do Sinos. Apenas os novos alunos terão aulas em Porto Alegre.

O campus central também abrigará a reitoria, a biblioteca e o almoxarifado – departamentos que ficavam espalhados pela cidade. Neste primeiro semestre, serão cerca de 200 alunos.

– A ideia é que a Uergs se torne um grande centro de formação em gestão pública e gestão em saúde, bem como de engenharia. Pretendemos chegar a 1 mil alunos nos próximos anos – explica o reitor, Fernando Guaragna.

A nova unidade está localizada na Avenida Bento Gonçalves, 8.855, próximo ao Campus do Vale, da UFRGS. Como a região vai passar a receber mais estudantes, além dos funcionários da Uergs, a universidade solicitou aumento da oferta de ônibus. Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), estão em andamento estudos para qualificar a sinalização e a infraestrutura viária da região, e o reforço no atendimento pelo transporte público ainda está sendo avaliado. De acordo com a EPTC, o local já é bem abastecido (confira as linhas no quadro).

Em março, o governador do Estado, Tarso Genro, ministrará uma aula magna no campus. A data ainda não está definida.

A estrutura

O campus central da Uergs fica em uma área de 13 hectares, onde também funciona o Centro Técnico de Aperfeiçoamento e Formação (Cetaf), da CEEE, que ainda não tem data para ser desativado.

As salas de aula, a biblioteca, o refeitório e o auditório já foram instalados. Os laboratórios de informática estão sendo finalizados. Porém, os de engenharia devem ficar prontos apenas em 2015. Segundo o reitor Fernando Guaragna, não haverá prejuízo pedagógico, pois a oferta de disciplinas foi reestruturada, de modo que não serão ministradas cadeiras que necessitam dessa infraestrutura. A unidade tem estacionamento.

Aumento da procura

A transferência para a Capital ampliou a procura pelos cursos de Engenharia em Energia (de mil para 2,4 mil candidatos), Tecnologia em Automação Industrial (de 1,2 mil para 1,9 mil) e Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (de 920 para 1,9 mil).

Os cursos de Administração da Uergs foram os mais procurados do Estado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Ofertada nas unidades de Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Porto Alegre, a graduação recebeu 48% do total de inscrições da Uergs. Neste ano, 19,3 mil pessoas se candidataram aos cursos oferecidos na nova sede em Porto Alegre – 8,5 mil apenas para Administração – Gestão Pública.

Cursos que permanecem em Porto Alegre
- Administração – Sistemas e Serviços de Saúde
- Administração – Gestão Pública
As novidades na Capital
- Tecnologia em Automação Industrial
- Engenharia em Energia
- Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
Linhas de ônibus
A sede da Uergs é atendida pelas mesmas linhas de ônibus que abastecem o Campus do Vale:
- T8
- T10
- 343 – Campus/Ipiranga
- D43 – Universitária/Direta
- 375 – Agronomia
- 375.1 – Agronomia/Informática
- 286.1 – Belém Velho/Cristal/UFRGS
Fonte: EPTC

Zero Hora




ONLINE
14