Título de cidadã Canoense

Título de cidadã Canoense

Professora Jaqueline Moll recebe título de Cidadã Canoense

Jaqueline Moll, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), recebeu o Título de Cidadã Canoense na sessão desta terça-feira (13). A homenagem foi proposta pelos vereadores Paulo Ritter (PT), presidente da Câmara, e Alexandre Gonçalves (PPS).

Graduada em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Erechim (1986), município onde nasceu, a educadora possui especialização em Alfabetização pela PUCRS, especialização em Educação Popular pela Unisinos, mestrado em Educação pela PUCRS e doutorado em Educação pela UFRGS, tendo realizado parte dos estudos na Universidade de Barcelona. Atualmente é professora orientadora no Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, da UFRGS, e integra o Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul.

Foi professora colaboradora da Universidade de Brasília e trabalhou no Ministério da Educação, no período de 2005 a 2013, tendo exercido as funções de Diretora de Políticas e Articulação Institucional da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Diretora de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria de Educação Permanente, Alfabetização e Diversidade e Diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica.

Paulo Ritter comentou a importância de Jaqueline na política pública de educação integral de Canoas, a partir da implantação do programa federal Mais Educação, em 2009, quando ela respondia pela Diretoria de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania do MEC. "O programa de educação integral abriu as portas das escolas para a comunidade”, afirmou.

A ação abrangeu, inicialmente, 16 escolas municipais e quase 3 mil alunos, com oficinas de acompanhamento pedagógico das disciplinas escolares, atividades esportivas, culturais e de recreação, entre outras. Em 2010, 26 escolas e 3.952 alunos passaram a ser atendidos. Em 2012, houve a integração das 42 escolas de Ensino Fundamental da rede municipal. Ritter lembrou que a educação integral é política pública permanente em Canoas, incluída na Lei Orgânica Municipal.

Após receber o Título de Cidadã Canoense e o Troféu Canoas, Jaqueline disse que a homenagem se estendia a todos os profissionais que atuam na área da educação integral. "Esse título é uma homenagem a todos os professores e gestores da área da educação. Passo a fazer parte de Canoas, a cidade passa a fazer parte de mim", declarou. A professora também abordou o atual momento da educação brasileira diante da aprovação pelo Senado da proposta de emenda à Constituição (PEC) que estabelece limite para as despesas da União por 20 anos.  "É um dia triste para o país com a aprovação da PEC, mas vamos continuar brigando e trabalhando para firmar aquilo que está na nossa Constituição. Ela é maior do que essa proposta de emenda", ponderou.

O Grande Expediente foi acompanhado pela professora Simone Valdete dos Santos, diretora da Faculdade de Educação, representando o Reitor da UFRGS na solenidade. Ela também mencionou, em sua fala, a aprovação da PEC. "Não se faz educação sem recursos", frisou. Simone declarou ainda que a educação é uma aposta no ser humano. "Essa aposta o município de Canoas faz e continua fazendo com as escolas de educação integral. E essa é aposta da vida da professora Jaqueline Moll, uma pessoa entusiasmada com o que faz e que agrega todos nós em torno de seu brilhante trabalho", salientou. 

Também participaram da homenagem, Adelmar Carabajal, ex-secretário de Educação de Novo Hamburgo; Antônio Marangon, ex-deputado federal; Domingos Buffon, presidente do Conselho Estadual de Educação; Enilson Pool da Silva e Marli da Silva, integrantes do Conselho Estadual de Educação; Tamarisa Lopes da Silva, diretora da Escola Municipal Erna Würth; e Ricardo Collar, esposo de Jaqueline.

 

http://www.camaracanoas.rs.gov.br/?sec=noticia&id=10973 

https://img.comunidades.net/pro/profemarli/foto1.jpg

https://img.comunidades.net/pro/profemarli/foto4.jpg

https://img.comunidades.net/pro/profemarli/foto3.jpg

https://img.comunidades.net/pro/profemarli/foto5.jpg




ONLINE
7