Título de cidadã Canoense
PROFESSORA JAQUELINE MOLL RECEBE TÍTULO DE CIDADÃ CANOENSE
-
14/12/2016
Jaqueline Moll, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), recebeu o Título de Cidadã Canoense na sessão desta terça-feira (13). A homenagem foi proposta pelos vereadores Paulo Ritter (PT), presidente da Câmara, e Alexandre Gonçalves (PPS).
Graduada em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Erechim (1986), município onde nasceu, a educadora possui especialização em Alfabetização pela PUCRS, especialização em Educação Popular pela Unisinos, mestrado em Educação pela PUCRS e doutorado em Educação pela UFRGS, tendo realizado parte dos estudos na Universidade de Barcelona. Atualmente é professora orientadora no Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, da UFRGS, e integra o Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul.
Foi professora colaboradora da Universidade de Brasília e trabalhou no Ministério da Educação, no período de 2005 a 2013, tendo exercido as funções de Diretora de Políticas e Articulação Institucional da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Diretora de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria de Educação Permanente, Alfabetização e Diversidade e Diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica.
Paulo Ritter comentou a importância de Jaqueline na política pública de educação integral de Canoas, a partir da implantação do programa federal Mais Educação, em 2009, quando ela respondia pela Diretoria de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania do MEC. "O programa de educação integral abriu as portas das escolas para a comunidade”, afirmou.
A ação abrangeu, inicialmente, 16 escolas municipais e quase 3 mil alunos, com oficinas de acompanhamento pedagógico das disciplinas escolares, atividades esportivas, culturais e de recreação, entre outras. Em 2010, 26 escolas e 3.952 alunos passaram a ser atendidos. Em 2012, houve a integração das 42 escolas de Ensino Fundamental da rede municipal. Ritter lembrou que a educação integral é política pública permanente em Canoas, incluída na Lei Orgânica Municipal.
Após receber o Título de Cidadã Canoense e o Troféu Canoas, Jaqueline disse que a homenagem se estendia a todos os profissionais que atuam na área da educação integral. "Esse título é uma homenagem a todos os professores e gestores da área da educação. Passo a fazer parte de Canoas, a cidade passa a fazer parte de mim", declarou. A professora também abordou o atual momento da educação brasileira diante da aprovação pelo Senado da proposta de emenda à Constituição (PEC) que estabelece limite para as despesas da União por 20 anos. "É um dia triste para o país com a aprovação da PEC, mas vamos continuar brigando e trabalhando para firmar aquilo que está na nossa Constituição. Ela é maior do que essa proposta de emenda", ponderou.
O Grande Expediente foi acompanhado pela professora Simone Valdete dos Santos, diretora da Faculdade de Educação, representando o Reitor da UFRGS na solenidade. Ela também mencionou, em sua fala, a aprovação da PEC. "Não se faz educação sem recursos", frisou. Simone declarou ainda que a educação é uma aposta no ser humano. "Essa aposta o município de Canoas faz e continua fazendo com as escolas de educação integral. E essa é aposta da vida da professora Jaqueline Moll, uma pessoa entusiasmada com o que faz e que agrega todos nós em torno de seu brilhante trabalho", salientou.
Também participaram da homenagem, Adelmar Carabajal, ex-secretário de Educação de Novo Hamburgo; Antônio Marangon, ex-deputado federal; Domingos Buffon, presidente do Conselho Estadual de Educação; Enilson Pool da Silva e Marli da Silva, integrantes do Conselho Estadual de Educação; Tamarisa Lopes da Silva, diretora da Escola Municipal Erna Würth; e Ricardo Collar, esposo de Jaqueline.
http://www.camaracanoas.rs.gov.br/?sec=noticia&id=10973