Só Dá Aula

Só Dá Aula

Documentário 'Você Só Dá Aula?'

PROJETO

O cotidiano do professor no Brasil é muito sobrecarregado, o que gera diversos problemas de saúde aos mesmos. Frequentemente pesquisas são apresentadas com números alarmantes. Alto índice de profissionais sofrendo de depressão, 60% de professores apresentam algum problema na voz, 27% das licenças médicas em São Paulo são por problemas mentais, entre tantos outros, são alguns dos exemplos que ilustram essa situação.

A infraestrutura das escolas também não ajuda. São diversas unidades com problemas básicos, como até mesmo falta de luz, além de salas de aula superlotadas, sem a mínima condição de se apresentar uma aula de qualidade.

Somando-se a isso inúmeros casos de agressão sofridos pelos profissionais do ensino, que fazem o Brasil ser o líder mundial neste quesito, a situação dos professores hoje em dia está chegando ao seu limite.

O documentário em curtametragem ‘Você Só Dá Aula?’ pretende mostrar um apanhado geral de algumas dessas questões, do ponto de vista de quem as vivencia diretamente, e como elas interferem diretamente na saúde dos professores, levando-os ao afastamento das escolas, por licença médica, ou mesmo a abandonar a carreira de educadores, por não conseguirem mais desempenhar suas funções satisfatoriamente.

 

PROPOSTA

O documentário, em curtametragem, vai trazer depoimentos de professores da ativa, que vão discorrer sobre diversos problemas que já passaram ao longo de suas carreiras, ou que ainda enfrentam atualmente. Vai dar espaço e voz a que eles possam explicar, em suas visões, onde se encontra a raiz da questão, e como corrigi-la.

Em contrapartida, também apresentará depoimentos de professores que desistiram da sala de aula, como lidam com o afastamento da área de educação, e o que poderia ser feito para que mais professores não acabem seguindo por este mesmo caminho.

Costurando os depoimentos dos professores, uma psicóloga com experiência em atendimento a profissionais da educação vai dar sua explanação sobre como todas essas questões afetam, direta ou indiretamente, a saúde deles.

 

ORÇAMENTO

Nosso orçamento está dividido entre as seguintes etapas:

Orçamento

EQUIPE

O Documentário é uma produção da Noise Coletivo, e conta com a seguinte equipe:

Mariana Sposati – Direção e Roteiro: Formada em Pedagogia pela Unesp de Marília. Trabalhou em diversas áreas na educação, atualmente é efetiva em São Bernardo do Campo, SP, como professora da Educação Básica I. Responde pela direção das entrevistas do filme.

Fabiano Keller – Direção e Fotografia: Formado em Publicidade e Propaganda pela Unisantos, cursou Cinema Digital no Centro Europeu de Santos, Linguagem, Técnica e Produção de Documentários na Academia Internacional de Cinema de São Paulo, e é Pós-Graduando em Cinema e Linguagem Audiovisual pela Universidade Estácio. Trabalhou em diversas produções em funções como: fotografia, montagem, finalização, direção e assistência de direção, incluindo o videoclipe ‘Falsa Abolição’, e o curta metragem ‘Dama da Noite’, premiados nas últimas edições do Curta Santos. Dirigiu os documentários ‘O Destino de Osas’, em fase de montagem, 'NoisDaRua' e 'Padre Paulo, 90 Anos', selecionado ao Curta Santos 2016. Responde pela direção técnica do filme.

Caroline Fernandes – Direção de Produção: Formada em Cinema e Audiovisual pela Unimonte, trabalhou em diversas produções audiovisuais, em funções de Direção, Produção, Produção Executiva, Montagem de imagem e som. Foi Produtora Executiva dos curta metragens 'Super' (Prêmios de melhor Curta Metragem e Melhor Fotografia, Curta Santos 2013) e 'Árvore', além de ser Diretora, Roteirista e Designer de Som no curta metragem 'Odem Lanoicarri', premiado como Melhor Som no Curta Santos 2013.

Cássio Santos – Direção de Som: Capacitado no projeto Oficinas Querô em 2007, participou de 20 curtas metragens em funções como: fotografia, edição, som direto e direção. Com o curta Carregadores do Monte foi selecionado para o 41º Festival de Gramado e premiado com um prêmio especial do Juri. Além disso, trabalhou com produção de locação no longa metragem “De Menor”, de Tata Amaral. Na TV, trabalhou em programa como assistente de palco e em produção de piloto de série. Atualmente, ministra mini oficinas de audiovisual em escolas públicas de Santos e Cubatão por meio do projeto Querô na Escola e Administra o Curso de Audiovisual na Ong ADESAF em São Vicente.


A hora é agora! Contribua com
Documentário 'Você Só Dá Aula?'

Saiba mais sobre o criador desta campanha:

Facebook

http://www.kickante.com.br/campanhas/documentario-voce-so-da-aula 




ONLINE
6