Seminário Educação do Campo

Seminário Educação do Campo

CEED REALIZOU SEMINÁRIO ESTADUAL SOBRE EDUCAÇÃO DO CAMPO

Publicação: 

Na tarde do ontem, dia 27 de março de 2018, o Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul- CEED/RS, por intermédio da Comissão Temporária de Educação do Campo, instituída pela Portaria CEEd nº 24, de 19 de julho de 2017, promoveu, em parceria com o movimento Articulação em Defesa da Educação do Campo no RS,  o Seminário Estadual sobre Educação do Campo, com o objetivo de ouvir, debater e avaliar as 4 (quatro) Audiências Públicas realizadas sobre o tema, nos municípios de Porto Alegre, Erechim, Santa Cruz do Sul e Santana do Livramento.

A Mesa de Abertura contou com a presença de autoridades da área educacional, representantes  da Secretaria de Estado da Educação e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo e a Mesa dos Trabalhos, com pronunciamentos da Promotora de Justiça, Drª. Rosangela Corrêa da Rosa, da Promotoria Regional de Educação de Santa Maria, do Ministério Público Estadual; do Prof. Ivori Moraes e da Profª Cristina Vergutz, representantes do movimento Articulação em Defesa da Educação do Campo no RS; e da Conselheira Marli Helena Kümpel, Coordenadora da Comissão Temporária de Educação do Campo- CEEd/RS e conduzido pelo Conselheiro Marco Antônio Sozo, 1ºVice-Presdidente do CEEd/RS.

O público presente foi agraciado com apresentações dos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Nova Sociedade, do município de Nova Santa Rita (RS), sob a Coordenação da Profª Raquel Monteiro, acompanhados da Diretora da Escola Profª Elisabeth Witl.

A imagem pode conter: 1 pessoaNa ocasião, a Conselheira Marli, em nome da Comissão Temporária, apresentou a minuta preliminar da proposta de Diretrizes para a Educação do Campo, a serem exaradas pelo Conselho e destinadas ao Sistema Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul.

Na sequência, a Drª. Rosangela (MP) reportou-se à norma do Conselho Nacional de Educação e aos Atos do Conselho Estadual de Educação sobre o tema, teceu comentários  e ofereceu contribuições  para a proposta da futura diretriz.

Os representantes do movimento Articulação em Defesa da Educação do Campo lembraram a importância da instituição “escola” do campo, no campo e para o campo e o que ela representa para a comunidade local.  

Ressalta-se que, além do consagrado direito à educação a essas populações que atendam aos anseios e às peculiaridades da população campesina.

 

http://www.ceed.rs.gov.br/conteudo/21378/ceed-realizou-seminario-estadual-sobre-educacao-do-campo 




ONLINE
5