Salário dos Auditores Fiscais
Sartori paga salários dos Auditores Fiscais antes dos outros servidores
No final da semana passada, recebemos a informação que o governo está pagando os Auditores Fiscais do estado antes dos outros servidores públicos. Após apuração, conseguimos verificar com o deputado estadual Jeferson Fernandes (PT), que realmente isso estava acontecendo. O motivo dos Auditores estarem recebendo antes dos outros servidores, era devido a uma sentença judicial, ganha pelo Sindifisco/RS, que determinava o pagamento dos salários desta categoria e o consequente sequestro de valores nas contas do governo.
Outros sindicatos já tinham conseguido decisões judiciais no mesmo sentido, inclusive a UGEIRM. Porém, o que diferencia a ação do Sindifisco das outras, é que, na sentença judicial desta categoria, são indicadas as contas onde haveria saldo para o sequestro dos valores. Nas outras sentenças, a alegação para não ocorrer o sequestro de valores era a de falta de saldo nas contas do governo. Porém, algumas perguntas devem ser feitas: como foram descobertas quais as contas do governo com saldos? Como o governo alega que não tem dinheiro para pagar os salários dos servidores, mas a Justiça descobre que existe saldo em outras contas? Será que o governo Sartori/PMDB mentiu para o judiciário? Se mentiu, não seria motivo para pedido de um impeachment por desrespeitar medidas judiciais e, mais grave ainda, mentir para o poder judiciário?
Para o presidente da UGEIRM, Isaac Ortiz, “é evidente que não somos contrários que os Auditores Fiscais recebam seus salários. Mas, não podemos admitir que o governo pague uma categoria antes das outras. Enquanto o governo paga os Auditores Fiscais, milhares de policiais e servidores recebem apenas R$ 650, sem dinheiro para pagar suas contas básicas e, por vezes, nem mesmo a passagem para ir trabalhar. Mas, o mais grave é descobrirmos que o governo mente descaradamente. Diz que não tem dinheiro para os salários, mas guarda valores em contas obscuras, conhecidas apenas pela Secretaria da Fazenda. O governo mente para os servidores, mente para o Judiciário e mente para a população gaúcha. Mente com um único objetivo: chantagear a população e os servidores e aprovar o acordo da dívida com a União, para vender o patrimônio público e acabar com o serviço público. Sartori/PMDB nos deve explicações, infelizmente sabemos que isso é quase impossível de acontecer. Por isso, o Judiciários tem o dever de intimar o governo a prestar esclarecimentos e dizer porque esconde essas contas e os valores depositados nelas”.