Reunião emergencial

Reunião emergencial

Deputados querem reunião emergencial com secretário para tratar de fechamento de escolas 

Vicente Romano - MTE 4932 | Agência de Notícias 19/12/2017 - Edição: Marinella Peruzzo - MTE 8764 -

Foto: Vinicius Reis

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa quer uma reunião urgente com o secretário estadual de Educação (Seduc), Ronaldo Krummenauer, para tratar do fechamento de turmas e desautorizações para efetuar matrículas em escolas da rede pública estadual de ensino. A decisão sobre o encontro ocorreu durante a reunião ordinária da Comissão, realizada na manhã desta terça-feira (19).

No período dos Assuntos Gerais da reunião, a professora Jussara Teixeira, representando a comunidade escolar contrária à desautorização para efetuar matrículas na modalidade EJA e também para o 1º e 2° do ensino fundamental ano do próximo ano letivo da escola da Estadual de Ensino Fundamental Professora Leopolda Barnewitz, de Porto Alegre.

Antecipando-se à manifestação da professora, o presidente da Comissão, deputado Gilberto Capoani (PMDB), afirmou que o fechamento de escolas demonstrava desorganização da Seduc. “Lá, sobre esse assunto, pela manhã, tem um entendimento e à tarde outra”, desabafou. Capoani disse compreender a necessidade de adequação, mas nunca sem discutir com a comunidade envolvida. “Uma vergonha. Um desserviço à educação de nosso estado”, declarou.

Jussara Teixeira, ao iniciar seu depoimento, exclamou: “Essa Comissão nos representa. Não queremos o fechamento de escolas". Depois, a professora solicitou que a Seduc fizesse uma declaração formal com os motivos para a interrupção do processo de matrículas nas primeiras séries do ensino fundamental e do EJA naquele educandário. Ela informou que a escola é uma das mais bem equipadas da rede estadual de ensino. Jussara Teixeira explicou que a Leopolda Barnewitz atende a cerca de 600 jovens acolhidos, egressos da Fase ou jovens abrigados. “Esse trabalho de inclusão acontece desde 2009. É a oportunidade de muitos voltarem a estudar”, lamentou.

A deputada Juliana Brizola (PDT) criticou a atuação da Seduc. “Nada é realizado em conjunto com a comunidade escolar. E o que é feito sem essa participação não é bom”, definiu. O deputado Adão Villaverde (PT) concordou com a necessidade urgente de reunião com o secretário Krummenauer. “Precisamos conversar urgentemente com o secretário sobre estes e outros assuntos”, afirmou.

Participação
Estiveram presentes na reunião os deputados Gilberto Capoani (PMDB), presidente, Juliana Brizola (PDT), Zilá Breitenbach (PSDB), Adão Villaverde (PT) e Catarina Paladini (PSB), professores e comunidade escolar.

 

http://www2.al.rs.gov.br/noticias/ExibeNoticia/tabid/5374/IdMateria/312632/language/pt-BR/Default.aspx




ONLINE
9