Responsabilidade de Todos

Responsabilidade de Todos


Responsabilidade de Todos na Defesa dos Direitos conquistados...


 

“A Educação sozinha não muda o Mundo

 A Educação muda às pessoas e as

Pessoas mudam o mundo”. (Paulo Freire)

 

 

 

                  As pessoas mudam o mundo com suas atitudes, diárias e seus exemplos. Quando não fazemos nada, quando ficamos parados, estamos contribuindo para um mundo de apatia comodista e de submissão.

                Quando deixamos os outros demonstrarem suas ideias, fincarem suas bandeiras, discutirem sem debate, estamos nos acomodando, nos omitindo porque, não dizer, nos acovardando...

                Porém quando dizemos para as novas gerações cultivarem atitudes adequadas e resgatarem valores humanos hoje em desuso, estamos mostrando atitudes de quem quer mudar o mundo.

                Colegas professores e funcionários...

                Estamos mais uma vez frente a um impasse: “A Greve do Magistério Público Estadual”.

                Determinante para que as leis sejam cumpridas, os direitos sejam respeitados, os valores resgatados, as atitudes sejam adequadas e a categoria consiga o respeito perdido. Mas para isso é necessária a União e a Confiança. União de todos os trabalhadores da Educação, aquela Educação do Paulo Freire que muda as pessoas, união de um grupo esclarecido e politizado. União em torno de objetivos profissionais e valores pessoais. Por que! Acredito que a confiança, o sonho, a utopia e a fé nos fazem educadores, apesar de tudo.

                Meu lema sempre foi “Lutar também é Educar”.

                Colegas!!! Vamos fazer o que? Mostrar a nossa desunião? Nossa hipocrisia curricular? Aceitando o ensino médio (politécnico)como vem sendo imposto? Vamos continuar apáticos? Comodistas? E a nossa falta de atitude? Lembremos!!!

                Vamos tentar mudar o Mundo???

Educamos pelo Exemplo

                Vamos tentar mudar... Mesmo que seja pelo mundinho das salas de aula! De nossas escolas! Que condições de trabalhos estamos tendo???

                Como estão nossos alunos??? Nossas escolas como hoje se apresentam??? (Moro na lateral da Escola Antônio Scussel).

                Sinto-me envergonhada do aspecto físico atual deteriorado, abandonado, triste.

                Escola esta onde meus filhos estudaram e também graças ao ensino que aqui tiveram hoje são pessoas que me orgulho em tê-los, pois graças a Eles, sou Mãe e nada mais gratificante a um ser humano que ser Mãe.

                Agradecimento especial aos educadores de meus filhos. Fui educadora por opção e por vocação...

                Com orgulho digo que não me arrependo de ter sido professora por 33 anos!!! Somos três irmãs professoras, tenho minha nora Daiane professora...

Fui e continuo sendo incentivadora na missão de Educar... Destaco aqui também a competente amiga professora Marli Silva, ex-diretora do 15º núcleo do CPERS, com a qual muito aprendi e aprendo. (Atualmente atua no Conselho Estadual de Educação em Porto Alegre representando o sindicato)?

                Continuo acreditando que a educação vai mudar o mundo, apesar de ter confiado em um governador que prometeu cumprir o piso, que ele mesmo criou quando Ministro de Educação. Ganhou os nossos votos para se eleger governador, quando prometeu e assinou no Congresso dos Professores em Porto Alegre, que pagaria o piso... (Estive presente vi, ouvi e aplaudi seu discurso.) E hoje vamos dizer o que aos nossos alunos? Que leis devem ser cumpridas?

                Após tantas tentativas, após tanta espera, após tanta paciência, não temos respostas concreta, não temos propostas adequadas, não temos Piso nenhum. Só um mandato chegando ao fim, um governo enfraquecido e desacreditado e um novo ano eleitoral pela frente... Com Copa do mundo e tudo mais... A propósito!!! Por que pouco passa na RBS sobre nosso movimento e a greve?

 
Marlei Turski
Professora Estadual Aposentada
“Em defesa da Escola Pública de Qualidade”
Representante Municipal do CPERS
Município Getúlio Vargas




ONLINE
10