Reorganização das escolas
10 motivos para ser contra a reorganização das escolas do estado de São Paulo
Na semana passada milhões de pessoas que vivem a realidade da escola (professores, trabalhadores da escola, pais e alunos) tomaram conhecimento da proposta do governo do estado de São Paulo de “reorganização” do ensino público. O projeto em longo prazo é municipalizar todo ensino fundamental, mas imediatamente dividir as escolas por ciclo único: primeiros anos do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Buscamos nesse artigo elencar os dez impactos mais importantes dessa profunda alteração das escolas estaduais em 2016.
]1- O projeto de reorganização escolar mudará a vida de todos, porém não foi debatido com professores, pais, alunos e funcionários das escolas de forma democrática. Fomos informados pela televisão e nosso destino será definido por decreto.
2- O objetivo central da “reorganização” é corte de verbas. Centenas de escolas serão fechadas, já que o remanejamento de mais de 1 milhão de alunos é concentrar a demanda em determinadas unidades de ensino e fechar outras.
3- Os professores temporários serão demitidos, pois haverá ainda menos aulas para atribuir.
4- Trabalhadores terceirizados da merenda e limpeza, que possuem contratos de trabalhos mais frágeis, também serão demitidos.
5- Mais alunos por sala de aula. A realidade de aulas lotadas será ainda pior.
6- A reorganização é uma preparação para abrir a escola pública ainda mais para a iniciativa privada. Com a municipalização do ensino fundamental, parcerias públicos privadas na gestão escolar poderão ser implementadas.
7- Os alunos terão que estudar até 1,5 km da escola de origem, o que significa 3km entre uma escola e outra (se cada uma tiver na ponta do diâmetro) e em linha reta. Isso dificultará enormemente para os pais que tem filhos em ciclos diferentes.
8- Aumenta a evasão escolar, principalmente no ensino noturno, já muitos alunos organizam sua vida em função do trabalho, estudam até as 23hs e acordam muito cedo.
9- Reduzirá oferta pelo ensino noturno e os cursos de EJA ou torná-los extremamente precários.
10- Com o ensino em ciclos divididos por escola, a implementação do Ensino em Tempo Integral e a flexibilização do currículo serão facilitados, retirando disciplinas e esvaziando a escola de conteúdo.
Em vídeo emocionante, alunos encenam e protestam contra o fechamento de escolas
Em vídeo divulgado nas redes sociais nesta sexta-feira, alunos da Escola Estadual Antônio Viana de Souza, de Guarulhos, fizeram uma emocionante releitura e interpretação da música "Cálice" de Chico Buarque como forma de protesto.
Toda a interpretação dos alunos é uma forma de manifestar sua indignação contra a medida do governador Geraldo Alckmin e o secretário de educação Herman Voorwald, que conforme indicou oEsquerda Diário visa "reestruturar" o modelo de educação escolar em São Paulo, com o objetivo de fechar escolas e cortar gastos, incluindo demissão de professores e trabalhadores.
O drama representado pelos alunos no vídeo é que na "reestruturação" os alunos serão deslocados de suas escolas, implicando em fechamentos e superlotação em outras unidades, além de quebras de vínculos educacionais com professores e trabalhadores, o que tem causado indignação e revolta em toda a rede pública, com expressões de atos e manifestações (além de interpretações como a que segue no vídeo) em todo o Estado.
Como é difícil acorda calado.
Se na calada da noite eu me dano.
Quero lançar um grito desumano que é uma maneira de ser escutado.
Esse silencio todo me atordoa, atordoado, eu permaneço atento, da arquibancada para qualquer momento
Vem emegir o monstro da lagoa.
Esta na hora de crescer, passar a limpo esse país, devolver pra nossa gente o dom de ser feliz. 2x
Onde é que está nosso futuro e nossa paz, que só promete mas só faz tirar do povo, onde é que estão nossos direitos de viver, nosso direito pra fazer um mundo novo.
Esta na hora de crescer, passar a limpo esse país, devolver pra nossa gente o dom de ser feliz. 2x
E que as Crianças cantem livre sobre os muros, ensinem sonhos ao que nao pode amar sem dor
E que o passado abra o presente pro futuro
Quem nao dormiu e preparou o amanhecer.
Esta na hora de crescer, passar a limpo esse país, devolver pra nossa gente o dom de ser feliz. 2x
Agora vivemos em um mundo de alienação, onde o Brasil perde em educação.
Nosso governo finge que não vê: nosso futuro não está seguro, mas vamos sobreviver.
Esta na hora de crescer, passar a limpo esse país, devolver pra nossa gente o dom de ser feliz. 2x
..Vem Vamos embora, esperar nao é saber. Quem sabe fazer na hora, nao espera acontecer.
http://www.esquerdadiario.com.br/Em-video-emocionante-alunos-encenam-e-protestam-contra-o-fechamento-de-escolas