Ranking das centrais sindicais

Ranking das centrais sindicais

NCST perde folego no ranking das centrais sindicais do País

Dados divulgados pelo Ministério do Trabalho mostram que a Central Única dos Trabalhadores (CUT) manteve, em 2014, a liderança no índice de representatividade das centrais sindical no país, com 31,73% do total de trabalhadores ligados a entidades de classe. 

Em segundo lugar aparece a Força Sindical, com 10,82%, seguida da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), com 10,36%, da União Geral dos Trabalhadores (UGT), com 10,30%, da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), com 7,65% e pela Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), com 7,15%. 

De acordo com o Ministério do Trabalho, o índice de representatividade de cada central sindical é divulgado anualmente conforme prevê a Lei nº 11.648, que reconheceu as instituições como entidades de representação dos trabalhadores. 

O índice, publicado no Diário Oficial da União, é elaborado com base na quantidade de trabalhadores filiados aos sindicatos de cada central até o último dia de cada ano. Conforme o levantamento, no dia 31 de dezembro de 2014, 9.154.248 trabalhadores estavam associados a sindicatos filiados a centrais sindicais. 

Para ser considerada uma central sindical, as entidades, segundo o Ministério do Trabalho, devem ter a filiação de pelo menos 100 sindicatos distribuídos nas cinco regiões do país. Ter também a filiação em pelo menos três regiões de 20 sindicatos em cada uma, ter sindicatos filiados em cinco setores de atividades econômicas e representar, pelo menos, 7% do total de empregados sindicalizados em âmbito nacional. 

Às centrais, cabe coordenar a representação dos trabalhadores e participar de negociações em fóruns, colegiados de órgãos públicos e espaços de diálogo social tripartite que discutam interesses dos trabalhadores.

 

http://mundodotrabalhoeprevidenciario.blogspot.com.br/2015/04/ncst-perde-folego-no-ranking-das.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+MundoDoTrabalhoEPrevidencirio-OscarAndrades-48-99283440+(MUNDO+DO+TRABALHO+E+PREVIDENCI%C3%81RIO+-++Oscar+Andrades++-+48-99283440)




ONLINE
16