Questões do povo negro

Questões do povo negro

Fórum temático aborda questões do povo negro

JONATHAN HECKLER/JC

Para Araújo, luta do povo negro envolve projeto de nação
Para Araújo, luta do povo negro envolve projeto de nação

 

Quase 10% das atividades autogestionadas do Fórum Social Temático, que comemora os 15 anos do Fórum Social Mundial em Porto Alegre, estão ligadas de maneira direta ao movimento negro e aos povos tradicionais. O empoderamento da mulher negra e o genocídio dos povos negros no mundo serão alguns dos temas das 39 atividades.

Durante a oficina Reparação História e Humanitária e Projeto Político do Povo Negro para o Brasil, que acontece na quinta-feira pela manhã, será lançada a Campanha de Reparação Já. Por meio da mobilização, a Organização pela Libertação do Povo Negro, o Movimento Unificado de Lutas, a Frente Quilombola do Estado buscam recolher 1,5 milhão de assinaturas nos estados vinculados a causa.

"A nossa luta não é estética, ela envolve rediscutir nosso projeto de Nação", afirma o representante da Frente Quilombola, Onir Araújo, referindo-se ao genocídio da população negra. Em texto assinado pelos proponentes nas redes sociais, é colocado que tráfico e escravidão são crimes reconhecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

"O Brasil assinou o documento final reconhecendo aqueles crimes e concordando com a reparação, mas calou-se quanto ao reconhecimento franco e público em relação à participação direta naqueles crimes e à responsabilidade em repará-los, bem como iniciar o processo de indenização", enfatizam no documento.

O Fórum Social Temático deste ano tem como tema Paz, democracia, direitos dos povos e do planeta. Apesar do grande número de atividades ligadas ao movimento negro, Araújo critica a falta de foco na área. "Em relação à situação concreta que vivemos, é muito pouco", ressalta, ao lembrar o número de atividades autogestionadas ligadas ao movimento. "Em vez de uma questão abstrata, como a democracia, o que deveria estar sendo discutido são os 100 jovens negros que morrem no País por dia", pondera.

As atividades autogestionadas do FST acontecem do dia 20 ao dia 23 de janeiro, nos três turnos.

 

http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2016/01/politica/477879-forum-social-tematico-aborda-questoes-do-movimento-negro.html




ONLINE
5