Pronatec, dívidas e evasão

Pronatec, dívidas e evasão

Depois dos fantasmas, Pronatec afunda em dívidas e alta evasão de alunos

O Pronatec, uma das maiores peças da propaganda de Dilma Rousseff (PT), enfrenta uma realidade de dívidas e alta evasão.

Algumas faculdades privadas provedoras de cursos técnicos do Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego - uma das vitrines da campanha da presidente Dilma Rousseff - estão tendo de lidar com taxas de evasão que podem chegar a 50% ou 60%, segundo relataram à BBC Brasil seus coordenadores.

Oficialmente, o índice de abandono dos cursos é de 12,8% segundo o MEC. O número, porém, não considera como abandono estudantes que se inscreveram, mas não se matricularam no programa. 

A própria presidenta ressalta em seus discursos que o Pronatec já teria atingido 8 milhões de matrículas – mas não contabiliza as desistências. “O problema da evasão é um dos nossos maiores desafios: hoje, nossa taxa é de quase 60%”, disse à BBC Júlio Araújo, que coordena os cursos do programa na Faculdade Sumaré, habilitada a executar o programa. 

Já o Sistema S, formado por Senai, Senac, Senar e Senat, que realizam grande parte do Pronatec, cobram uma dívida de R$ 700 milhões pelos cursos ministrados. 

É a dura - e indesmentível -  realidade pós-eleição.

- See more at: http://mundodotrabalhoeprevidenciario.blogspot.com.br/2015/01/depois-de-alunos-fantamas-pronatec.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+MundoDoTrabalhoEPrevidencirio-OscarAndrades-48-99283440+(MUNDO+DO+TRABALHO+E+PREVIDENCI%C3%81RIO+-++Oscar+Andrades++-+48-99283440)#sthash.2pPaR42m.dpuf




ONLINE
12