Programa PRONATEC

Programa PRONATEC

Pronatec: Tudo o que você precisa saber sobre os cursos técnicos

Olá leitores!

Entenda como funciona o programa PRONATEC e o que se pode estudar.

Infelizmente, existem muitas pessoas que desejam ter a oportunidade de estudar a fim de conseguir uma profissão e poder encontrar um emprego com mais facilidade, mas que não possuem condições de arcar com os custos desses estudos. Até pouco tempo, as pessoas desejavam seguir no caminho técnico contavam com as bolsas que a instituição desejada poderia ou não fornecer, mas isso mudou.

Nos últimos anos, essas pessoas passaram a ter um auxílio para que a realização dos seus planos seja possível. Trata-se do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), que permite que as pessoas façam cursos técnicos de modo gratuito.

Curso técnico: definição e importância

É interessante entender o que significa um curso técnico. Para fazer esse tipo de curso, o interessado precisa ter feito o Ensino Médio, sendo que, em alguns cursos, é permitido que o aluno ainda esteja finalizando sua formação básica. Quando uma pessoa faz um curso técnico, ela adquire aprendizados teóricos, a fim de entender o funcionamento da profissão que escolheu, e aprendizados práticos que o ensinarão a lidar com os vários momentos do trabalho.

Aprendendo mais sobre um aspecto importante

Dentre os questionamentos que se pode fazer sobre os cursos técnicos, um dos mais frequentes é: quanto tempo demora para que eu possa ser um técnico? Não há resposta fixa, já que cada curso tem uma duração e essa duração é de, pelo menos, 800 horas.

O prestígio dos cursos técnicos no mercado de trabalho

pronatec

Durante muito tempo, as pessoas tinham a ideia de que apenas quem cursava a faculdade conseguia um bom emprego. Da mesma forma, as empresas costumavam dar preferência a quem tinha curso superior. No entanto, essa situação vem mudando bastante: hoje, quem faz curso técnico tem muito prestígio no mercado e tem plenas chances de conseguir boas colocações.

Existem, inclusive, cargos que são criadas especificamente para os técnicos e empresas que preferem contratar pessoas com essa escolaridade. Sendo assim, quem pensa em fazer um curso técnico pode estudar sem preocupação, pois as oportunidades de trabalho são promissoras.

Quais cursos técnicos podem ser feitos através do PRONATEC?

Praticamente, todos os cursos técnicos podem ser feitos através de uma bolsa do PRONATEC. Alguns daqueles que constam nas opções são: Biotecnologia, Carpintaria, Eventos, Enfermagem, Trânsito, Calçados, Ludoteca, Hospedagem, Aeroportuário, Plástico, Citopatologia, Cozinha, Secretaria Escolar, Carpintaria, Radiologia, Impressão Offset, Saúde Bucal, Hidrologia, Tradução de LIBRAS, Joalheria, Hemoterapia e outros mais.

Público específico: quem pode estudar pelo PRONATEC?

A parcela de pessoas que podem se beneficiar do PRONATEC é imensa e isso inclui quem estudou em escolas públicas durante o Ensino Médio. No entanto, o cidadão que tinha bolsa de estudos e, por isso, pode estudar em escolas privadas, também pode concorrer.

Quem recebe um dos auxílios que o Governo disponibiliza à população, tais como o Bolsa Família, faz parte da lista daqueles que conseguem fazer um curso técnico utilizando o PRONATEC.Sendo assim, é fácil notar que o PRONATEC permite que um público com menos condições financeiras estude, coisa que, provavelmente, ele não poderia fazer sem o programa.

Cursos gratuitos do programa

O PRONATEC não atua apenas abrindo o caminho para que os alunos possam estudar de graça nas instituições, mas o próprio programa disponibiliza cursos gratuitos. Esses cursos podem ser classificados de três diferentes formas: os cursos que são disponibilizados aos adolescentes que cursam o Ensino Médio, cursos destinados aos adolescentes que já terminaram essa etapa dos estudos e os profissionais que precisam continuar qualificando-se na sua área.

 Aproveite!

http://canaldoensino.com.br/blog/pronatec-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-os-cursos-tecnicos 

Você sabe como funciona o Pronatec?

Oi Estudantes!

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado em 2011 tendo como objetivo aumentar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Este programa possibilita que jovens e adultos ingressem no mercado de trabalho por meio de cursos técnicos profissionalizantes, que em sua maioria são gratuitos.

O Pronatec oferece cursos técnicos para estudantes do Ensino Médio, cursos profissionalizantes para jovens e adultos, cursos de capacitação para o público do Programa Brasil Sem Miséria. Também oferece cursos de qualificação para pessoas e empresas que queiram trabalhar com turismo, através do Pronatec Turismo.

O programa também conta com o Bolsa Formação, que possui vagas nas modalidadesBolsa Formação Trabalhador e Bolsa Formação Estudante.  O Bolsa Formação Trabalhador possui cursos de formação inicial e continuada para os trabalhadores que estejam recebendo pela segunda vez, num período de dez anos, o seguro desemprego. O Bolsa Formação Estudante, oferece cursos técnicos para estudantes da rede pública.

Esses cursos são oferecidos, em sua maioria, por escolas técnicas federais e estaduais e Instituições de Ensino do Sistema S, como Senai, Sesc, Senac, Sesi e Senat.

Cursos Técnicos oferecidos pelo Pronatec

  • Técnico em Agronegócio
  • Técnico em Agenciamento de Viagem
  • Técnico em Aquicultura
  • Técnico em Biblioteca e Técnico em Biocombustíveis
  • Almoxarife
  • Auxiliar Administrativo
  • Recepcionista
  • Ilustrador
  • Padeiro
  • Bartender
  • Operador de Caixa
  • Camareira em Meios de Hospedagem
  • Outros.

As inscrições são feitas pelo Sisutec ou diretamente nas instituições onde são oferecidos os cursos. Qualquer um pode se inscrever, porém,  é dada prioridade para alunos do ensino médio da rede pública, participantes do Bolsa Família, agricultores, indígenas e pessoas com deficiência.

Sisutec

Anualmente, as vagas do Pronatec são oferecidas através do Sistema de Seleção Unidicadada Educação Técnica (Sisutec), e são exclusivas para os alunos que já concluíram o ensino médio e fizeram o último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Quem não realizou o exame pode tentar as vagas remanescentes.

O Sisutec reserva 85% das vagas para alunos que cursaram o ensino médio em escola pública ou em instituições particulares com bolsa integral, independentemente da renda per capitafamiliar.

Pronatec 2.0

A previsão é que neste ano de 2015, o Pronatec ofereça 12 milhões de vagas em 220 cursos técnicos de nível médio e em 646 cursos de qualificação. No Pronatec 2.0existe a possibilidade de aproveitamento dos créditos para os estudantes que quiserem ingressar em cursos tecnológicos, a fim de que os alunos continuem seus estudos através de um curso superior.

Outra novidade é que as instituições privadas também vão oferecer vagas. Os alunos que ingressarem em cursos das instituições particulares poderão participar do FIES técnico, que vai financiar as mensalidades.

Pronatec Direitos Humanos

O Pronatec Direitos Humanos é destinado às pessoas mais desamparadas da sociedade, como deficientes, moradores de rua e jovens que cumprem medidas socioeducativas. O programa tem como objetivo proporcionar cursos específicos e inserir essas pessoas no mercado de trabalho.

Os cursos serão oferecidos pelas instituições cadastradas pelo programa e a seleção dos alunos será feita pela Secretaria de Recursos Humanos da Presidência da Republica em parceria com órgãos estaduais, distritais e municipais, bem como organizações da sociedade civil, através de identificação da demanda de cada região.

Até a Próxima!

http://canaldoensino.com.br/blog/voce-sabe-como-funciona-o-pronatec




ONLINE
13