Professores ganham mal?

Professores ganham mal?

Por que professores ganham mal?

Por que professores ganham mal?

SOCIEDADE E PROFESSORES. O ódio aos professores tem explicações que podem clamar por teses psicanalíticas e sociológicas (e outras!).

O ódio é fácil de identificar: as pessoas em uma sociedade como a nossa não gostam de se verem como crianças, possuem vergonha da infância, e o professor é a figura que mostra nossa infância. Sua figura nos amedronta, ele é uma testemunha de que não fomos sempre adultos. Diante dele estamos nus, ou melhor, estamos na condição de quem chorou de medo, de quem fez xixi na calça, de quem foi pego fazendo algo errado etc. Queremos fugir de tudo isso. Não queremos nada com essa memória. Por isso, mesmo que nossos filhos dependam dos professores, não lutamos pelos salários deles e não nos importamos com a escola. Também governantes agem assim diante do professor. Esse é o dado psicanalítico.

O dado sociológico é o ciclo vicioso de piores salários que levam a piores professores e, então, piores professores que surgem para a sociedade como não merecendo salário algum. E sendo assim a sociedade não pressiona governos em favor de salários de professores.

A questão sociológica é possível de ser quebrada, a primeira é mais difícil, talvez impossível.

Paulo Ghiraldelli, 57, filósofo.

Sobre tudo isso veja o filme: O clube do imperador.

 

http://ghiraldelli.pro.br/por-que-professores-ganham-mal/

O Clube do Imperador (2002) Poster




ONLINE
7