PNAIC e Mais Educação

PNAIC e Mais Educação

Entenda como funcionará PNAIC e Mais Educação em 2016

17 abril 2016

No Mais Educação, serão oferecidas três horas de atividades além das já ofertadas, totalizando seis horas de acompanhamento pedagógico com foco em alfabetização e letramento. A adesão ao MAIS EDUCAÇÃO ocorrerá no período de 18 de abril a 20 de junho de 2016.

Por meio do Pnaic, as escolas receberão um coordenador específico para desenvolver atividades de alfabetização e letramento. Além disso, será realizado reforço com alunos do quarto ao nono ano com aprendizado básico incompleto.

As coordenações estaduais, regionais e municipais do Pnaic também estão sendo fortalecidas e as políticas de alfabetização estão sendo alinhadas na medida em que os estados aderem ao pacto. Além das 26 mil escolas prioritárias, as demais também poderão contar com formação continuada de coordenadores e professores alfabetizadores.

CALENDÁRIO DO PNAIC PARA 2016

Adesão ao Pacto –> Adesão ao PNAIC Nordeste, Norte e Sudeste concluída Regiões Sul e Centro-Oeste – de 28 de março a 1º de abril;

Formação de coordenadores estaduais, regionais e locais –> Início em maio de 2016;

Formação de orientadores de estudos –> Início em julho de 2016;

Formação de professores alfabetizadores –> Início em agosto de 2016.

AGUARDE NOVAS INFORMAÇÕES

Adaptado de publicações do MEC

http://oincrivelze.com.br/2016/04/pnaic-2016/ 

 

Terceira etapa do PNAIC dará ênfase à gestão e abordagem interdisciplinar – LEIA E ENTENDA

O programa é trabalhado em 4 eixos: formação continuada; materiais didáticos, obras literárias e de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais; avaliações sistemáticas; e por fim a gestão, controle social e mobilização

Neste terceiro ano, as capacitações do PNAIC darão ênfase à Gestão, Ciclo de Alfabetização e Educação Inclusiva: Abordagem Interdisciplinar. Em 2013, a ênfase foi para a Língua Portuguesa e em 2015 para a Matemática.

“Este ano a proposta é trabalhar cinco princípios centrais: currículo inclusivo, que defende os direitos de aprendizagem de todas as crianças, fortalecendo as identidades sociais e individuais; integração entre os componentes curriculares; foco na organização do trabalho pedagógico; seleção e discussão de temáticas fundantes em cada área de conhecimento; e ênfase na alfabetização e letramento das crianças. Serão 80 horas de formação em 2015, com encontros todas as terças-feiras à noite. Este é o maior programa de formação continuada do MEC.


PNAIC – O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é realizado através do Governo Federal, em parceria com o município, com o objetivo de alfabetizar todas as crianças até a idade de 8 anos e até o 3º ano do ciclo de alfabetização.


O programa é trabalhado em 4 eixos: formação continuada; materiais didáticos, obras literárias e de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais; avaliações sistemáticas; e por fim a gestão, controle social e mobilização.


Todas os orientadores e professores recebem um incentivo financeiro do Governo Federal para a participação no programa.

O que aconteceu com as bolsas do PNAIC para muitos estados?

13 MAIO, 2015

Essa é a pergunta que muita gente tem se feito

Como já postei antes neste blog, o PNAIC surgiu com uma boa proposta de formação docente e de inserção de valores e replanejamento do processo de alfabetizar. Mas, com o tempo, as coisas começaram a desandar: o calendário de formações começaram a sofrer alterações, os certificados do primeiro ano do Pacto ainda não foram entregues para muitos professores, em alguns estados as formações de 2014 ainda não foram concretizadas e por fim as bolsas têm sofrido atraso de pagamento.

Depois muita espera, muito professores finalmente receberam as bolsas restantes, entretanto, a mesma desordem e falta de comunicação continua em grande parte do país. Sempre que visualizo páginas de grupos no Facebook, posso visualizar professores reclamando da demora em receber as bolsas e em outros caso informações desencontradas sobre o dia do recebimento das bolsa

Pessoalmente, acho isso uma falta de respeito para com a classe de professora que participou das formações, realizou todas as etapas pedidas pelo curso, como por exemplo o preenchimento de formulários online, e trabalhos realizados em casa e nas escola. Bem que o Ministério da Educação, as Universidades e as Secretarias poderiam ter sido mais organizados com a realização do curso. É algo desagradável está em maio esperando bolsas de dezembro.

Depois de 2 anos de curso e mais quase metade de outro ano, eu ainda faço as seguintes perguntas:

– CADÊ MINHAS BOLSAS?

– CADÊ MEUS CERTIFICADOS

– CADÊ O RESPEITO À MINHA PESSOA?

http://oincrivelze.com.br/2015/05/bolsas-pnaic/




ONLINE
11