Pela manutenção do Pibid
Estudantes e professores se mobilizam para manutenção do Pibid
Ana Paula Bazi - Revista Gestão Universitária - 24/02/2016 - São Paulo, SP
Itajaí – Cortes e suspensões ameaçam a manutenção do Programa de Docência na Educação Básica (Pibid) em todo o País. Amanhã, dia 24 de fevereiro, haverá na Universidade do Vale do Itajaí (Univali) uma mobilização de bolsistas do programa, estudantes dos cursos de licenciaturas e professores, para reivindicar a continuidade do Pibid.
Uma assembleia geral, com a presença do secretário de Educação de Itajaí, Edison d’Ávila, e representantes do Diretório Central do Estudantes (DCE), está marcada para às 18h30, no auditório do Bloco E1 (de Farmácia), Campus Itajaí.
“O Pibid não pode acabar”, aponta Adair de Aguiar Neitzel, coordenadora do Pibid Univali. Ela explica que a iniciativa está seriamente comprometida após o anúncio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no início deste ano, indicando cortes de 50% nas bolsas, iniciando com a suspensão dos licenciandos que já completaram 24 meses no programa.
“Com a suspensão das bolsas para quem atingiu os 24 meses, haverá um corte de 40% no programa. Isto significa que 122 licenciandos ficarão sem bolsa no primeiro semestre”, ressalta Neitzel.
Ainda de acordo com a coordenadora, na Univali, o programa recebe atualmente em torno de três milhões por ano em bolsas para custear 412 bolsas, 317 delas para licenciandos, 70 para professores da rede pública que acolhem os licenciandos, 25 bolsas para os professores da Univali, que são os coordenadores de área, e 5 bolsas para gestores.
A falta dos recursos impactará diretamente os cursos de licenciaturas em todo o Brasil e a formação dos professores. O Pibid oferece condições para que os acadêmicos de licenciaturas relacionem teoria e prática, com atuação em escolas, desde o início da faculdade. O programa custeia de 50% a 100% da mensalidade dos acadêmicos participantes, possibilita mais acesso ao ensino superior, parceria sólida entre universidade e educação básica, e melhoria na qualidade de ensino com ações práticas.
Em dez anos, o programa apresentou resultados significativos no aumento do número de professores com formação superior, e a atuação deles em projetos inovadores na educação básica, em forma de contrapartida das bolsas.
Serviço:
O quê: Mobilização de estudantes e professores para a manutenção do Programa de Docência na Educação Básica (Pibid)
Quando: Amanhã, 24 de fevereiro, às 18h30
Onde: Auditório do Bloco E1 (de Farmácia), Univali Campus Itajaí
Mais informações: (47)3341-7506, Pibid Univali | (47) 9720-0226, com Adair de Aguiar Neitzel, coordenadora do Pibid Univali.