Origem do sinal de igual

Origem do sinal de igual

 

Autor conta origem do sinal de igual

Os símbolos matemáticos, segundo Ian Stewart, ou são velhos demais para se conhecer a origem exata ou são tão recentes que temos até a "certidão de nascimento" delas.

"O sinal de igual é incomum por datar de mais de 450 anos atrás", escreve "17 Equações que Mudaram o Mundo". "Não só sabemos quem o inventou, como sabemos até por quê".

Em 1557, Robert Recorde, médico e matemático inglês, usou duas linhas paralelas para evitar a repetição de "é igual a". Ele considerou que não havia nada mais semelhante que =.

Parece que Recorde acertou na escolha.

O livro "17 Equações que Mudaram o Mundo" traça a história do homem por meio de formulações matemáticas cruciais, do teorema de Pitágoras à teoria do caos.

Stewart narra as origens e as relações entre elas, como o número impossível, que tem origem em cálculos de um apostador do século 16 e acabou por se tornar essencial para a física quântica.

Professor emérito da Universidade de Warwick, da Inglaterra, Stewart também é autor de "Almanaque das Curiosidades Matemáticas", "Uma História da Simetria na Matemática", "Cartas a uma Jovem Matemática", "Será Que Deus Joga Dados?" e "Mania de Matemática".

 

"17 Equações que Mudaram o Mundo"
Autor: Ian Stewart
Editora: Zahar
Páginas: 408
Quanto: R$ 44,90 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra. 


http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/1260116-autor-conta-origem-do-sinal-de-igual.shtml




ONLINE
6