O poder de lavar as mãos

O poder de lavar as mãos

O simples poder de lavar as mãos

A luta contra as doenças que atingem crianças do mundo inteiro, impedindo-as de chegar aos 5 anos

© MitarArt / SHUTTERSTOCK

Little girl washing her hands in bathroom_

Hoje 6,6 milhões de crianças morrem antes de atingir os 5 anos de idade. Muitas dessas mortes são causadas por diarreia e pneumonia. 

Lavar as mãos com sabão pode reduzir o contágio de doenças como gripe, tracoma, pneumonia atípica, até mesmo epidamias mais atuais como cólera e ebola. A intervenção mais imediata seria exatamente o ato simples de lavar as mãos.

As estatísticas mostram que 4 entre 5 pessoas não lavam as mãos após irem ao banheiro. Um dos hábitos mais importantes de se aprender desde pequeno, em casa, com os pais.

Qual o motivo de tamanha importância neste ato?

As fezes humanas são os principais agentes patogênicos da diarreia. Elas são fonte de febre tifóide, cólera, todas as outras infecções gastro-entéricas endêmicas comuns e algumas infecções respiratórias, como gripe e pneumonia. Doenças como o ebola também entram neste quadro. Uma grama de fezes humana pode conter 10 milhões de vírus e um milhão de bactérias.

© Save the Children

Estes agentes patogênicos são passados por uma pessoa infectada por meio de várias vias, mas todas essas doenças emanam das fezes. A remoção de minúsculos resíduos de excrementos lavando as mãos com sabonete após contato com material fecal - usando o banheiro, ou limpando uma criança - previne a transmissão da bactéria, vírus e protozoário que causam a doença da diarréia. 

Outras medidas (manipulação de alimentos e purificação de água) têm também um impacto na diminuição dessas doenças. Porém o saneamento e o ato de lavar as mãos fornecem a proteção necessária. Começam a criar barreiras iniciais impedindo que os agentes patogênicos fecais cheguem ao ambiente doméstico. 

Lavar as mãos com sabonete suspende a transmissão dos agentes das doenças e pode reduzir significativamente a diarreia e infecções respiratórias, assim como infecções de pele e olhos. 

Myriam Sidibe, doutora em saúde pública, promove o ato de lavar as mãos com sabonete. Com a Global Social Mission Director for Lifebuoy, ela passou 14 anos trabalhando com milhões de crianças entendendo o jeito mais eficaz de levar as crianças a lavar as mãos com sabonete em ocasiões importantes como antes de comer ou após ir ao banheiro. 

Confira o vídeo:

 

Pesquisas mostram que crianças que são motivadas dentro de casa a lavar as mãos apresentam a metade das taxas de diarréia. Promover este ato em uma escala suficientemente grande pode significar uma “auto-vacinação”, porque é fácil, eficiente e acessível.

Desenvolver o hábito de lavar as mãos pode salvar mais vidas do que qualquer vacina ou intervenção médica.

 

http://www.aleteia.org/pt/saude/artigo/o-simples-poder-de-lavar-as-maos-5867736110465024




ONLINE
6