O país de salto alto e pés no chão

O país de salto alto e pés no chão

 

DIA INTERNACIONAL DA MULHER. O PAÍS DE SALTO ALTO

E PÉS NO CHÃO

José Maria Cancelliero

 
 
Como entidade de classe, o CPP conhece como ninguém os números expressivos de mulheres que compõe o ensino fundamental brasileiro. Fato incontestável, afinal, a base da educação do nosso país é alicerçada por um universo feminino, em sua maioria.


Vivemos num país onde as mulheres fazem a diferença.



A líder majoritária se cercou da força feminina em seus ministérios. O exército nacional nomeou uma mulher em sua mais alta patente. As lideranças das empresas privadas agem da mesma forma para garantir altas posições no mercado.



Como a concorrência é extremamente acirrada, a luta pela sobrevivência e a corrida para o sucesso desafiam o limite do bom senso e, não raro, da ética.



A saída está na educação, no caráter e na dignidade.



É inegável: as mãos que conduzem o ensinamento e os ombros que carregam a responsabilidade de formar cidadãos conscientes pertencem às educadoras.



Professoras, diretoras, supervisoras – brasileiras que acordam cedo para encarar jornadas insanas num cotidiano impetuoso, que só quem enfrenta pode mensurar.



Profissionais cuja recompensa não faz jus à dedicação messiânica.



Muito mais ônus do que bônus – essa é a verdade.


Neste Dia Internacional das Mulheres, embora o nosso país ande a passos largos com saltos altos a frente de muitas nações, ainda não percebeu que só chegará ao lugar de destaque que merece, quando fizer justiça a quem suporta a educação, muitas vezes, de pés no chão.

Se o Brasil quiser se tornar um país sério, para atrair aplicações igualmente sérias, tem que admitir que não há como excluir os investimentos permanentes na educação e em seus profissionais.

Enquanto isso, vemos o brio, a inteligência e o dinamismo das heroínas brasileiras esbanjarem talento, sem pouparem suor na participação do desenvolvimento da nossa terra - motivo pelo qual o CPP as parabeniza nesta data.

Professor José Maria Cancelliero
Presidente do Centro do Professorado Paulista
 
 




ONLINE
7