Nomeação de concursados
Sartori autoriza nomeação de professores concursados
Governo do Estado exige que coordenadores justifiquem detalhadamente as necessidades das escolas
Sartori autoriza nomeação de professores concursados | Foto: Karine Viana/ Divulgação Palácio Piratini / CPMemória
O governador José Ivo Sartori autorizou nesta segunda-feira a secretaria de Educação de nomear professores concursados para suprir a necessidade de reposição. O governo exige que as escolas e coordenadores justifiquem de maneira detalhada a secretaria a necessidade para que ela busque “o equilíbrio entre a necessidade e a situação financeira do Estado”.
"Precisamos agir com muita responsabilidade. Nossa principal preocupação é preservar o interesse dos alunos, que precisam ter aula. Vamos trabalhar para que não falte professores", disse Sartori.
O governo não divulgou quantos aprovados devem ser chamados, mas, na última semana, o secretário de Educação, Vieira da Cunha, havia solicitado a contratação de 500 profissionais. O pedido foi feito na oportunidade para amenizar o déficit de profissionais para o ano letivo.
O anúncio foi feito no mesmo período do dia que ocorre a paralisação dos professores do Estado em Porto Alegre. A manifestação em frente ao Palácio Piratini pede o pagamento integral do piso do magistério e qualidade no ensino. O ato foi organizado pelo Cpers/Sindicato e marca o começo do ano letivo na rede pública do Rio Grande do Sul.