Ninguém Nasce Assim

Ninguém Nasce Assim

Ninguém Nasce Assim - Documentário sobre racismo

O racismo é um dos problemas mais graves do nosso país. No entanto, é recorrente, na sociedade em que vivemos, atitudes que tentam minimizar ou negar esta prática quando ela.


 

O objetivo deste documentário (curta-metragem) feito no final de 2014, a partir de um fato de discriminação racial, ou melhor, de um crime de racismo ocorrido no Colégio Pedro II, Campus Humaitá II (e que continua ocorrendo de forma silenciosa na nossa escola e em outros espaços sociais do Brasil), é de promover o debate em torno de questões como:

- O Racismo é algo que nasce com o ser humano ou é uma construção histórico-social?

- O Racismo se restringe à utilização de determinadas palavras para "ofender" o outro ou se refere a um sistema de exclusão, da maior parte da população negra, dos espaços sociais, intelectuais, culturais, econômicos e físicos mais importantes do país? Lembrando ainda o fato concreto do extermínio (genocídio!) dos jovens negros do país que aumenta a cada ano...

- Por fim, a escola é um ambiente social que realmente promove a transformação da sociedade ou ela, através de sua lógica de ensino e dos conteúdos oferecidos (ou impostos?) aos jovens, é um dos principais fatores de reprodução desta prática cruel e violenta, que é o racismo?

Produção: Prof. Cristiano Campos (Departamento de História)

Apoio:
Equipe de História
Equipe de Sociologia
Equipe de Geografia
Equipe de Filosofia




ONLINE
15