Ministro provoca debate
Ministro faz pronunciamento para provocar debate no país
A fim de chamar a atenção para a importância da Base Nacional Comum Curricular (BNC), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, gravou pronunciamento no qual convida a comunidade escolar e a sociedade civil a participar do Dia da Base. Em 2 de dezembro próximo, as escolas de todo o país devem reforçar as discussões e contribuições à proposta preliminar, que segue em consulta pública.
“É uma grande oportunidade termos uma Base Nacional Comum. Significa que qualquer estudante, em qualquer lugar do Brasil, em qualquer escola neste país, tem o mesmo direito de aprender. É o direito de aprendizagem”, diz o ministro, na mensagem.
A BNC é um dos temas mais importantes na educação brasileira, hoje. Por isso, ganhou uma data especial de mobilização.
Para Mercadante, a Base vai permitir melhorar a formação de professores e “avançar nas avaliações e na produção de material didático em direção a uma escola de mais qualidade”.
Assessoria de Comunicação Social - MEC (30.11.2015)
Se Brasil formasse médicos como professores, pacientes morreriam', diz Mercadante
Em entrevista, ministro criticou o desempenho das universidades na formação dos docentes e defendeu que é preciso priorizar a prática em sala de aula
Fonte: Folha de S.Paulo (SP) 30 de novembro de 2015
Mais profissionalização é a resposta do ministro da Educação, Aloizio Mercandate, à análise de economistas de que falta qualidade ao ensino brasileiro e, sem isso, a economia do país não crescerá de forma sustentada.
A formação dos professores tem que se voltar para a prática, diz: "Se formássemos nossos médicos como formamos nossos professores, os pacientes morreriam".
Acesso à íntegra
O Grupo Folha não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra