Mapa dos estilos musicais

Mapa dos estilos musicais

Este mapa vai fazer você se encontrar entre 1.400 estilos musicais

  • André Cabette Fábio       29 Mar 2016

Ao exibir uma organização de todos os ritmos, Every Noise at Once quer que os usuários sejam expostos a sons nunca antes explorados

Uma das dádivas da internet é a infinidade de músicas e estilos acessíveis ao ouvinte curioso. O desafio é navegar pelo mar de sons. Serviços como o Spotify ou YouTube ajudam a organizar o caos ao entender o que o usuário ouve e gosta e recomendar músicas e artistas do mesmo estilo. Mas críticos afirmam que, ao se prender aos algoritmos adestrados dessas plataformas, o ouvinte cria ao seu redor uma bolha ampla e confortável contendo o próprio gosto.

A ideia do mapa de estilos musicais Every Noise at Once é furar a bolha e oferecer uma outra maneira de navegar pela música. Ele agrega 1387 estilos musicais, cujos nomes são dispostos em uma espécie de nuvem de acordo com a afinidade deles entre si. O que oferece ao ouvinte curioso a possibilidade de explorá-los.

Ideia do mapa é fazer o usuário se perder em estilos diferentes

O Every Noise at Once é uma criação da Echo Nest, companhia comprada em 2014 pelo serviço de música digital Spotify. Ela vende informações e análises sobre conteúdo musical e o comportamento do público ajudando, por exemplo, outras empresas a definir o que recomendar para os clientes.

A diferença fundamental entre esse organograma musical e as recomendações de um serviço de streaming de música é que o Every Noise at Once dá ao usuário a oportunidade de explorar de forma menos direcionada e trombar com estilos que nunca digitaria em um buscador por não ter ideia de que eles existem.

“Mapas são, afinal de contas, tanto máquinas para se perder como para se encontrar. Provavelmente há coisas nesse mapa que que você nunca imaginou. Ele contém coisas que você nem percebeu que ama”

Glenn McDonald

Engenheiro-chefe do Echo Nest responsável pelo Every Noise At Once

FOTO: REPRODUÇÃO

Every Noise at Once

PEDAÇO DO MAPA MUSICAL DO EVERY NOISE AT ONCE

 

A descrição do mapa de estilos musicais afirma que “em geral, para baixo é mais orgânico, para cima, mais mecânico e elétrico, para a esquerda, mais denso e atmosférico, para a direita, afiado e pululante”.

Sertanejo, por exemplo, fica próximo de sertanejo universitário, e - por que não? -, do pop paquistanês. Ao clicar sobre o estilo, o site toca uma música que o representa. E ao clicar em uma seta ao lado do nome do estilo, o usuário tem acesso a outro mapa, formado por artistas e bandas do gênero musical escolhido.

O entusiasta de música que deseja navegar mares desconhecidos pode deslocar o olhar para o canto inferior esquerdo do mapa principal e explorar órgão clássico, ou então para o canto direito e se aventurar pelas profundezas do skinhead reggae.

A definição de quais categorias musicais são inclusas no sistema é feita com base em análises de computador e uma equipe de editores.

Rock é o estilo maior e mais central. “Nós calculamos uma pontuação de centralidade, claro, porque isso é o tipo de coisas que fazemos”, escreve McDonald. O menos central é “skwee”, estilo de música eletrônica surgido na Suécia e na Finlândia.

Subdivisões do mapa permitem explorar músicas por sua associação apaíses, cidades, anos, e lançamentos.

“Siga qualquer caminho, não importando quão improvável ele possa parecer, e você encontrará um vale escondido com uma centena de bandas que estiveram lá por anos (...) Você pode querer não abandonar sua vida antiga e ficar onde esteve para sempre, mas voltará para casa sabendo que há outras formas de viver”

Glenn McDonald

Engenheiro-chefe do Echo Nest responsável pelo Every Noise At Once

 

https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/03/29/Este-mapa-vai-fazer-voc%C3%AA-se-encontrar-entre-1.400-estilos-musicais 




ONLINE
9