Locais de provas do ENEM

Locais de provas do ENEM

Alterados os locais de provas de 2,5 mil candidatos inscritos    

21 de Outubro de 2015

 

Cerca de 2,5 mil inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano tiveram os locais de prova alterados. As mudanças ocorreram em sete escolas nos estados de Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Sul e Amapá. "Todos esses estudantes estão sendo avisados por e-mail, mensagem de celular (SMS) e telefone", detalhou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

As alterações no Rio Grande do Sul foram consequência das enchentes que atingem o estado. O restante por questões relacionadas à infraestrutura dos locais. A medida faz parte do processo interno de monitoramento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para o bom funcionamento do exame.

Além do contato para informação da transferência de local de prova, faixas informando a mudança serão colocadas nesses espaços. No sábado, haverá veículos à disposição para transportar os participantes que aparecerem nessas escolas para os novos locais de exame.

As provas serão aplicadas neste sábado, 24, e domingo, 25, para 7,7 milhões de inscritos em todo o país.

 Acesse aqui o local de provas

1,7 milhão ainda não acessou o cartão de confirmação

Às 8h desta terça-feira, 20, exatos 6.064.012 (78%) participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 haviam acessado o cartão de confirmação na Página do Participante. As provas do Enem ocorrem no neste final de semana, dias 24 e 25 de outubro. Este ano, mais de 7,7 milhões de pessoas estão inscritas para o exame.

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Chico Soares, reafirma a necessidade dos participantes não deixarem para verificar o local de prova na última hora. "É fundamental que os de inscritos que ainda não acessaram o cartão de confirmação façam esse procedimento ao longo da semana com tranquilidade", ressalta Soares.

A região Norte é a com o menor número de acessos ao cartão proporcionalmente. Dos 816.295 inscritos da região Norte, 597.880 (73%) acessaram o cartão de confirmação. Por outro lado, a região Nordeste lidera as consultas ao cartão, com quase 80% de acessos, até o momento.

Nesta edição, os cartões estão disponibilizados exclusivamente pela internet. A medida permitiu economia de R$ 16,5 milhões para os cofres públicos.

Para acessar o cartão de confirmação, o participante deve informar CPF e senha para visualizar e imprimir o documento. Quem esqueceu a senha, deve entrar na Página do Participante para recuperá-la. Para isso, basta informar o CPF e a data de nascimento. Feito a solicitação de senha, é necessário aguardar o encaminhamento por e-mail ou mensagem no celular (SMS) para realizar o novo acesso.

O cartão apresenta os dados do participante – data, hora e local de realização das provas; nome; CPF; número de inscrição no Enem; opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol); necessidade de atendimento especializado ou específico (quando houver); além de indicação de solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso).

Região Número de Inscrições Quantidade de Acessos  Acessos/Inscrições (%)
Centro-Oeste 703.681 539.102 76,6
Nordeste 2.487.931 1.974.907 79,3
Norte 816.295 597.880 73,2
Sudeste 2.820.537 2.231.957 79,1
Sul  917.897 720.166 78,4
Total Geral 7.746.341 6.064.012 78,2

 

 Página do participante

 Confira os horários de abertura dos portões e de início das provas em todo o Brasil

19 de Outubro de 2015

Confira os horários de abertura dos portões e de início das provas em todo o Brasil

Com o início do horário de verão nesse domingo, 18, e também devido aos diferentes fusos horários existentes no Brasil, é importante que os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 saibam com clareza quais serão os horários de abertura dos portões e de início das provas nos estados onde participarão do exame. A aplicação acontece no próximo fim de semana, nos dias 24, sábado, e 25, domingo, de outubro, em todo o país, seguindo o horário oficial de Brasília.

O edital do exame prevê que, segundo o horário oficial de Brasília, os portões permanecerão abertos das 12h às 13h e o início das provas acontecerá às 13h30. "A atenção às diferenças de horários em um país de dimensões continentais evita correria de última hora e contribui para a segurança e tranquilidade na aplicação das provas. É importante estar atento e saber a correspondência do horário local com o oficial de Brasília", afirma o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Chico Soares.

Horário de verão – Como o Distrito Federal é uma das unidades da Federação que adotaram este ano o horário de verão, os prazos determinados pelo edital valem, além de Brasília, para todos os outros estados que também o utilizam. São eles: Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Sem horário de verão – Entre os estados que não adotaram o horário de verão, a abertura dos portões será das 11h às 12h (horário local), com o início das provas às 12h30: Amapá, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Outros fusos-horários – Nos estados do Amazonas, Rondônia e Roraima, onde o fuso horário local, após o início do horário de verão, permanece com duas horas a menos que Brasília, a abertura dos portões nos locais de aplicação do Enem acontecerá às 10h e o fechamento às 11h, com o início das provas às 11h30. Já no Acre, único estado brasileiro cujo fuso horário está com três horas a menos, os portões ficarão abertos das 9h às 10h e o início das provas ocorrerá às 10h30.

Sabatistas – No Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima e Rondônia, os participantes que se inscreveram no Enem como sabatistas (guardam o sábado por motivos religiosos) devem ficar atentos a mais uma exceção importante prevista no edital do exame. Eles deverão entrar nos locais de prova nos mesmos prazos que os outros participantes de seus respectivos estados, porém, o início das provas acontecerá às 19h do horário local.

Provas – Os participantes farão quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma prova de redação. No sábado, 24 de outubro, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador. No domingo, 25, será a vez de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos.

Veja a seguir a tabela detalhada com os horários de abertura dos portões e de início das provas em cada Unidade da Federação:

Portões abrem às 12h e fecham às 13h (horário oficial de Brasília)
- Início das provas às 13h30

Distrito Federal

Espírito Santo

Goiás

Minas Gerais

Paraná

Rio de Janeiro

Rio Grande do Sul

Santa Catarina

São Paulo

 

Portões abrem às 11h e fecham às 12h (horário local)
- Início das provas às 12h30

Amapá

Alagoas

Bahia

Ceará

Maranhão

Mato Grosso

Mato Grosso do Sul

Pará

Paraíba

Pernambuco

Piauí

Rio Grande do Norte

Sergipe

Tocantins

 

Portões abrem às 10h e fecham às 11h (horário local)
- Início das provas às 11h30

Amazonas

Rondônia

Roraima

 

Portões abrem às 9h e fecham às 10h (horário local)
- Início das provas às 10h30

Acre

 

Assessoria de Comunicação Social

http://portal.inep.gov.br/visualizar/-/asset_publisher/6AhJ/content/confira-os-horarios-de-abertura-dos-portoes-e-de-inicio-das-provas-em-todo-o-brasil?redirect=http%3a%2f%2fportal.inep.gov.br%2fhome




ONLINE
16