Inscrições e regras Fies 2017
Fies 2017: inscrições e novas regras
Entenda como vai funcionar o Fies 2017 e veja como conquistar a sua tão sonhada vaga na faculdade. Todas as informações sobre a edição do programa em 2016 mostra como vai ser em 2017, sendo que o programa vai abrir novas vagas para o financiamento de cursos superiores em todo o Brasil.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a nova edição do Fundo de Financiamento Estudantil disponibilizou um total de 75 mil vagas para o segundo semestre. E a partir deste processo seletivo, já entrou em vigor as novas regras do Fies 2016.
O programa, gerenciado pelo MEC, permite o financiamento de cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), em instituições privadas, a uma taxa de juros de 6,5% ao ano.
Fies 2017: inscrições
As inscrições do Fies 2017 ainda não tem data para acontecer, mas os interessados devem ficar de olho no site http://sisfiesportal.mec.gov.br/.
Como foi as inscrições do Fies 2016?
As inscrições Fies 2016 segundo semestre foram recebidas somente pela internet, através do site http://fiesselecao.mec.gov.br. O cadastro estará aberto a partir do dia 24 de junho, e poderá ser efetuado até as 23h59 do dia 29 de junho.
Regras para fazer parte do Fies
O financiamento estudantil estará disponível para quem participou do Enem a partir de 2010, obtendo, no mínimo, 450 pontos na média das provas. Os candidatos também precisam ter tirado nota acima de zero na redação.
Outro requisito para o Fies segundo semestre 2016 é apresentar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de no máximo três salários mínimos, o equivalente a R$ 2.640,00, atualmente.
Novas regras Fies 2016 valem pra 2017
Vai participar da seleção para o financiamento estudantil do MEC? Então, fique atento às novas regras Fies, que passaram a valer no segundo semestre de 2016. Uma das novidades é que o processo seletivo será semelhante ao do ProUni 2016, com o uso da nota de corte.
Cada candidato poderá se inscrever para apenas um curso, mas poderá modificar a sua opção, durante o período de inscrição, quantas vezes quiser, conforme a nota de corte do Fies, que será atualizada diariamente. Outra das mudanças está na renda mínima para Fies, que passa de 2,5 salários mínimos para 3 salários mínimos.
Algo que também foi alterado é o percentual de reserva de vagas para os cursos prioritários do Fies. Anteriormente, os cursos das áreas de engenharia, saúde e licenciatura tinham 70% das vagas para financiamento, e agora, esse percentual passa para 60%.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o MEC, através do telefone 0800-616161.
http://www.mundodastribos.com/fies-2016-inscricoes-e-novas-regras.html/amp