Informes do CEEd

Informes do CEEd

INFORMES DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
 (Novembro e Dezembro 2014)

1. ELEIÇÕES NO CEEd

  No dia 10-12 o colegiado elegerá através do voto seu Presidente e dois Vice-Presidentes, que serão empossados em abril 2015. Na reunião conjunta do dia 03-12 foram apresentados os candidatos que concorrem aos respectivos cargos. A atual presidenta Cecília Maria Martins Farias representante do SINPRO/RS para recondução ao cargo de Presidente. O Conselheiro Thalisson Silveira da Silva, representante da UGES para o cargo de 2º Vice-Presidente. Para o cargo de 1º Vice-Presidente concorrem, Domingos Antônio Buffon – Indicação do EXECUTIVO ESTADUAL e Marco Antônio Sozo - Indicação: CPERS/SINDICATO.

 O mandato da cada membro do Conselho Estadual de Educação tem a duração de 4 anos.  O CPERS SINDICATO tem direito a 4 indicações que são eleitos no Conselho Geral da entidade.  Uma lista tríplice é entregue ao Governo Estadual que nomeia conforme acordos e respeito à entidade o primeiro da lista. https://img.comunidades.net/pro/profemarli/ceed3.jpg
Foram nomeados:

Marco Antônio Sozo

Marli Helena Kümpel da Silva

Neuza Mariza Franco Lopes

O colega Enilson Pool da Silva ainda aguarda a publicação e nomeação no DOE.

Com o objetivo de valorizar a participação da entidade que agrega milhares de educadores, com uma representação de 4 conselheiros e tornar a direção do CEEd mais plural apresentei o nome do colega Marco Sozo para 1º Vice-Presidente.

O professor Marco Antônio Sozo está em seu 2º mandato como representante do CPERS, tem vasto conhecimento e experiência na área da educação, atualmente é diretor de Escola Estadual. Sempre com muita ética apresenta para debate temas que são de interesse de todos, tem a preocupação de ouvir e refletir a voz dos educadores e da Comunidade Escolar. Defende uma maior participação da sociedade nos debates realizados pelo CEEd com Audiência Públicas e visitas frequentes as escolas.

 2 - NOVO SITE DO CEEd

O Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, conta desde a última quarta-feira, dia 03/12/2014, com um novo site, com um visual mais moderno. O site foi apresentado em reunião conjunta para os Conselheiros, Assessores Técnicos e Administrativos do Conselho.
http://www.ceed.rs.gov.br


3. LANÇAMENTO DA 13ª COLETÂNEA DE LEIS DE ENSINO

 cartilha ceed

O Conselho Estadual de Educação lançou no dia 26 de novembro, no Auditório Paulo Freire, do Centro Administrativo Fernando Ferrari, a 13ª Coletânea de Leis de Ensino.

A Coletânea publicada pelo CEEd em parceria com a SEDUC é um instrumento norteador para o Sistema Estadual de Ensino e tem por objetivo instrumentalizar e subsidiar o órgão, as instituições e as entidades bem como os educadores, devendo ser consultada sempre que necessário pela comunidade escolar e por todos aqueles que buscarem orientações relativas à Educação no Estado.

A exemplar da Coletânea foi entregue para a Direção do CPERS Sindicato, entidade a qual representamos no CEEd e pode ser acessada no link
http://www.ceed.rs.gov.br/lista/478/coletaneas

4. TEMAS EM DEBATE

- Diretrizes Curriculares Gerais para a Educação Básica: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio no Sistema Estadual de Ensino.   
- Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental;
- Normas de convivência;
- Emitir parecer sobre o Plano Estadual de Educação.

 

Marli Helena Kümpel da Silva
Diretora Geral do 15º Núcleo do CPERS SINDICATO de Erechim

Representante do CPERS SINDICATO no CEEd

07-12-2014

           




ONLINE
15