Indiciados ocupantes do Sefaz

Indiciados ocupantes do Sefaz

Jornalistas e estudantes que ocuparam Secretaria da Fazenda são indiciados por quatro crimes

Jovens foram presos durante ocupação feita por estudantes na Sefaz | Foto: Joana Berwanger/Sul21

Jovens foram presos durante ocupação feita por estudantes na Sefaz | Foto: Joana Berwanger/Sul21

Da Redação

O inquérito policial sobre a ocupação da Secretaria da Fazenda, ocorrida no dia 15 de junho, foi concluído pelo delegado Omar Abud, titular da 17ª Delegacia de Polícia, que indiciou os dez maiores de idade presentes no local por quatro crimes. Ele confirmou que oito estudantes, o jornalista Matheus Chaparini, do Jornal Já, e o cineasta Kevin D’Arc foram indiciados pelos mesmos crimes.

As acusações são de resistência, dano qualificado, atentado contra a liberdade de trabalho e associação criminosa. O indiciamento deixa de fora as acusações de corrupção de menores e esbulho possessório, que haviam sido citadas no auto da prisão em flagrante. O processo ainda será enviado ao Ministério Público, que vai analisar se oferece ou não a denúncia.

Leia mais: 
Estudantes são liberados após seis horas detidos e prometem continuar ocupando escolas
Estudantes maiores de idade detidos devem aguardar audiência no Presídio Central e na Madre Pelletier
Após desocupação da Sefaz, 37 menores são levados ao Deca e denunciados por dano qualificado

O delegado considerou que Matheus e Kevin estavam junto com os estudantes durante o ato, participando da manifestação. Ele relatou ter assistido a todos os vídeos do episódio. As imagens mostram os policiais militares agindo com força para retirar os jovens do prédio, utilizando spray de pimenta e detendo os estudantes em camburões.

Em um dos vídeos, divulgado pelo , Matheus aparece se identificando ao policial militar que conduzia a desocupação da Secretaria diversas vezes. Ele ouve como resposta que “pra mim tu ‘tá junto'” e que deveria se identificar após sair do prédio. Ao chegar na 3ª Delegacia de Policia de Pronto Atendimento, afirma ter se identificado novamente, mas mesmo assim ter sido autuado em flagrante.

Os 33 menores de idade que foram detidos na ocasião foram encaminhados ao Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (DECA) e foram liberados no mesmo dia. Os maiores de idade foram encaminhados ao Presídio Central e à Penitenciária Madre Pelletier, de onde saíram durante a madrugada. Os estudantes eram ligados ao Comitê das Escolas Independentes e pediam uma negociação com o governo estadual sobre as ocupações das escolas.




ONLINE
34