Maioria do 1ºano está alfabetizado

Maioria do 1ºano está alfabetizado

Mais de 90% dos alunos do primeiro ano do fundamental estão alfabetizados no Rio, diz estudo

O GLOBO - O Globo - 31/03/2015 - Rio de Janeiro, RJ

A Secretaria Municipal de Educação do Rio divulgou nesta terça-feira os dados de 2014 do Alfabetiza Rio, que avalia o nível de alfabetização dos alunos do 1º ano do ensino fundamental. De acordo o órgão, cerca de 90,7% dos estudantes da rede estão alfabetizados. Houve aumento nos índices de leitura e matemática e estabilidade no nível de escrita. No total, foram submetidas às provas cerca de 60 mil crianças das escolas públicas do município.

O melhor resultado foi registrado na prova de matemática, que revelou aumento no nível de alfabetização na disciplina de 86% em 2013 para 91,1% em 2014. Em seguida, a taxa de alfabetização em leitura, que também é considerada como o índice geral de alfabetização, passou de 86,7% em 2013 para 90,7% em 2014. Em relação à escrita houve uma oscilação que, de acordo com a secretária, Helena Bomeny, não chega a ser considerada uma queda: de 78,2%, em 2013, para 77,9%, em 2014.

— A alfabetização se dá ao longo dos três primeiros anos, sendo que, para nós, o aluno tem de estar alfabetizado, no que compete a ler, escrever e ter uma noção de matemática, no primeiro ano (do ensino fundamental) e deve aperfeiçoar até o terceiro ano (do ensino fundamental) — afirmou a secretária municipal de educação, Helena Bomeny — Leitura é nosso foco e é o resultado mais completo, porque a escrita é um processo mais lento e a matemática é complementar. Em 2013, quando ocorreu a greve, que ficamos quase 3 meses sem aula, criou-se uma infrequência maior de alunos, e nesse ano a gente conseguiu recuperar bem.

Segundo Helena, os cerca de 6 mil alunos da rede que ficaram na faixa de “Baixa Alfabetização” serão mapeados pela secretaria, que identificará as escolas com os piores resultados e traçará junto a elas uma estratégia para melhorar o cenário. O órgão ainda não divulgou o ranking das escolas no Alfabetiza Rio mas, de acordo com a secretária, não houve uma regionalização dos piores desempenhos, ou seja, os alunos que tiveram rendimento mais baixo não estão concentrados em determinadas regiões. Já os melhores resultados, afirmou a secretária, foram registrados na Zona Oeste da cidade.

As provas do Alfabetiza Rio são aplicadas anualmente e em 2016, a secretaria espera alcançar 95% de alfabetização em leitura e matemática e 80% em escrita. Na próxima semana, as professoras das turmas que tiveram melhor desempenho nos testes serão premiadas com um notebook e uma viagem cultural.




ONLINE
72