Anísio Teixeira, maior educador

Anísio Teixeira, maior educador

Anísio Teixeira é considerado um dos maiores educadores do Brasil

Empresa Brasil de Comunicação e Universidade de Brasília - Revista Gestão Universitária - 11/03/2015 - Belo Horizonte, MG


Anísio Spínola Teixeira Brasileiro, natural de Caetité (BA), nasceu no dia 12 de julho de 1900. Sua carreira na área educacional começou cedo, após se formar pela Faculdade de Direito da Universidade do Rio de Janeiro e assumir o cargo de Inspetor Geral de Ensino, iniciando a carreira de pedagogo, em 1924.

Em 1925, a fim de melhor desempenhar sua função, Anísio Teixeira vai à Europa, onde observa o sistema educacional de diversos países. De volta realiza várias reformas no ensino da Bahia.

Em 1927 muda para os Estados Unidos onde faz pós-graduação e mestrado na Universidade de Colômbia. De volta ao Rio de Janeiro, em 1931 assume o cargo de Secretário da Educação e promove ampla reforma na rede de ensino, integrando a escola primária à universidade.

Em novembro de 1951, assumiu o cargo de Secretário Geral da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). No ano seguinte, foi nomeado para ocupar a direção do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), quando criou o Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE).

Foi convidado, em 1962, para ser Conselheiro do Conselho Federal de Educação. Ao lado de Darcy Ribeiro, Anísio Teixeira foi um dos fundadores da Universidade de Brasília, da qual tornou-se reitor entre 1963 e 1964.

Anísio Teixeira morreu em onze de março de 1971, em circunstâncias consideradas obscuras. Seu corpo foi achado num elevador na Avenida Rui Barbosa, no Rio de Janeiro. Apesar do laudo de morte acidental, há suspeitas de que tenha sido vítima das forças de repressão do governo do General Emílio Garrastazú Médici.




ONLINE
64