Propaganda enganosa com o Enem

Propaganda enganosa com o Enem

Escolas fazem propaganda enganosa com resultados do Enem

Da Redação

 

A imagem que ilustra esta matéria é de um outdoor espalhado em todo o país e divulga uma mentira para a população. O colégio Objetivo, de São Paulo e que tem centenas de estudantes não foi o primeiro colocado no Enem 2013. Na verdade, segundo o Blog Mateus Prado, do Estadão, essa escola ficou no 569º lugar. 

A primeira colocada, uma "artimanha jurídica" e de marketing, tem nome parecido, outro CNPJ, funciona no mesmo endereço, numa sala diferente, é do mesmo grupo, chama-se Colégio Objetivo Integrado e, de acordo com matéria do G1, tem apenas 44 alunos, cuidadosamente selecionados entre os muito bons para representar a marca "Objetivo" para a opinião pública. 

Observe-se que na propaganda que fazem nacionalmente não aparece o verdadeiro nome da "escola" que mantêm artificialmente, mas apenas o nome "Objetivo", como se Colégio Objetivo Integrado e colégio Objetivo fosse uma coisa só.

Esse ardiloso truque jurídico e propagandístico é que engana os pais de família que optam pelo nome Objetivo. Imaginam eles que seus filhos, pelo simples fato de estar na escola que se auto intitula "primeira colocada no Enem", terão certamente um ótimo desempenho nesse exame. Mas na prática, o que terão de ensino nessa escola em nada difere do que teriam em qualquer outra de mesmo padrão. 

Isto é fácil de se compreender porque  a nota elevada no Enem não é resultado do somatório geral de todos os que estudam na marca "Objetivo". É somente a média dos poucos criteriosamente selecionados para ficar na sala diferente dentro do mesmo prédio, com o outro CNPJ utilizado para separar legalmente junto ao MEC alunos mais talentosos dos estudantes em geral, estes que ficaram na posição 569 e que define melhor o perfil da grife "Objetivo".

A artimanha é difícil de ser percebida exatamente porque todos estudam no mesmo prédio, têm os mesmos professores (muito bons, reconheça-se) e mesma carga horária. Como o nome de fantasia criado (Objetivo Integrado) é muito parecido com o verdadeiro nome da escola (Objetivo), na hora do resultado do Enem a opinião pública não percebe a farsa. Ou seja, que a grande maioria de alunos do grupo Objetivo tira notas muito baixas no Enem, e apenas um pequeno e seleto grupo segregado obtem médias maiores. 

É óbvio que o grupo Objetivo não vai explicar para a população que dentro de sua mesma escola pouquíssimos alunos têm médias altas e a maioria um desempenho muito ruim, 569º lugar, pior até do que muitas escolas públicas. Ele divulga apenas o resultado de poucos como se fosse o resultado geral.

Segundo ainda o blog do Mateus Prado, esse ardil não é exclusividade apenas do grupo Objetivo. Centenas de escolas também fazem isso em todo o Brasil.

O MEC e Ministério Público deveriam tomar uma posição para coibir esse tipo de embuste.



Ler mais: http://www.deverdeclasse.org/news/escolas-fazem-propaganda-enganosa-com-resultados-do-enem/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+deverdeclasse%2FzFDt+%28deverdeclasse.org%29




ONLINE
20