Certificados da prova do Enem

Certificados da prova do Enem

Certificado com base no resultado do Enem pode ser solicitado nas CREs

A partir desta terça-feira, os estudantes que realizaram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2014, já podem solicitar o seu certificado.

O documento pode ser retirado na Coordenadoria Regional de Educação (CRE) mais próxima. Na inscrição do exame, o estudante opta por solicitar o certificado na Secretaria Estadual da Educação (Seduc), mas não é necessário deslocar-se até a Capital.

Alunos que obtiveram o mínimo de 450 pontos em cada área do conhecimento e 500 na redação têm direito ao certificado de conclusão do Ensino Médio. São disponibilizados também certificados parciais. O resultado do Enem pode ser conferido no site do Inep (inep.gov.br), com o CPF e a senha individual.

É importante lembrar que, na Seduc, o certificado não é emitido na hora da solicitação. O documento fica pronto após um prazo de 20 dias. Conforme a demanda, senhas serão distribuídas para o atendimento na Capital. O prazo para emissão dos certificados nas CREs dependerá de cada coordenadoria.

Para solicitar o certificado, o estudante deve ter nascido até 8 de novembro de 1996 e precisa ter em mãos RG e CPF.

Mais informações:

Departamento Pedagógico da Seduc
Fone: (51) 3288-4788
E-mail: exames-supletivos@seduc.rs.gov.br
Atendimento na Capital: das 8h30min ao meio-dia e das 13h30min às 18h

Veja a localização das CREs


http://www.educacao.rs.gov.br/pse/html/noticias_det.jsp?ID=15747

 

Só 10,6% conseguem certificado de ensino médio no Enem 2014

Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil Edição: Stênio Ribeiro

Na edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 997.131 estudantes inscreveram-se para a prova de certificação do ensino médio, mas apenas 631.071 compareceram à prova, em novembro, com redução de 366.060 candidatos, o equivalente a 36,7% do total. Dos que fizeram a prova, só 67.254 candidatos (10,6%) atingiram os requisitos mínimos.

A certificação do ensino médio pode ser solicitada pelos inscritos que tenham completado 18 anos. Para obtê-la, é preciso alcançar 450 pontos em cada uma das áreas do conhecimento avaliadas e 500 pontos na redação.

O presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Francisco Soares, explica que a certificação pelo Enem é uma das formas para aqueles que já passaram da idade escolar. Outra é cursar o Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas. "Se aprendeu o que achar que se deve aprender, o estudante deve ser certificado. Dado hoje o desempenho típico dos alunos, se for ao Enem achando que vai ser mais fácil passar do que pela escola, isso não vai acontecer", disse.

Em 2014, mais de 6,2 milhões de estudantes fizeram o exame nos dias 8 e 9 de novembro em mais de 1,7 mil cidades. A média de todos os candidatos nas provas ficou perto do necessário para a certificação, mas, em redação, foi inferior. Em ciências humanas, a média de desempenho foi 546,5; em ciências da natureza, 482,2; em linguagens e códigos, 507,9; e em matemática, 473,5. Em redação, a média de todos os candidatos foi 455,4.

As notas individuais serão divulgadas ainda hoje no site do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para ter acesso ao resultado, os candidatos precisarão do número de inscrição ou do CPF - Cadastro da Pessoa Física na Receita Federal - e da senha criada na hora da inscrição. A senha pode ser recuperada no próprio site.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2015-01/so-106-conseguem-certificado-de-ensino-medio-no-enem-2014

 




ONLINE
73