RS, desempenho em mestrado e doutorado
RS tem bom desempenho em mestrado e doutorado
INSTITUIÇÕES GAÚCHAS FORAM BEM em avaliação realizada pelo Inep. Estado tem três dos 10 melhores desempenhos entre mestrados do país
As instituições gaúchas de Ensino Superior ocupam posições de destaque no país, em particular na pós- graduação, conforme o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) 2013, apurado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O Rio Grande do Sul tem três das 10 universidades brasileiras com melhores desempenhos em mestrado, incluindo as duas líderes nacionais: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Essas instituições tiveram 56 e 44 cursos avaliados, respectivamente, e alcançaram nota 4,79, em uma escala de 1 a 5. A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) completa a lista.
O estudo também avaliou os centros universitários, e novamente apontou três gaúchas entre as 10 melhores brasileiras: Centro Universitário Franciscano, Univates e Unilasalle. O bom desempenho do Estado se repete no campo do doutorado, também com três universidades entre as 10 melhores: UFRGS, PUCRS e Unisinos. Das 20 melhores instituições em doutorado, cinco estão no Rio Grande do Sul. Em ambos os casos, a média das notas do Estado superam as nacionais.
Nos cursos de graduação, os gaúchos também tiveram representantes entre as 10 maiores em universidades e centros universitários, e novamente as notas médias superaram as nacionais. A exceção foi a categoria Faculdades, em que houve ausência das gaúchas no top 10.
Zero Hora