Base Curricular Comum

Base Curricular Comum

 
Consed e Fundação Lemann realizam Seminário: Construindo uma Base Nacional Comum

 

O Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed, juntamente com a Fundação Lemann, realizam nesta quarta-feira (30/10), em São Paulo, o seminário Construindo uma Base Nacional Comum. O encontro irá debater sobre padrões curriculares comuns no Brasil.

A presidente do Consed e Secretária de Mato Grosso do Sul, Maria Nilene Badeca das Costa irá representar o Consed na mesa de abertura. O evento reúne algumas das principais instituições brasileiras do setor educacional: além do próprio Consed, participam a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, o Conselho Nacional de Educação, o Conselho Estadual de Educação de São Paulo, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e o Movimento Todos Pela Educação.

No painel internacional, dois convidados reconhecidos pelo trabalho na área de currículo trazem as experiências de seus países para enriquecer o debate brasileiro: Michael Young, da Universidade de Londres, tido como um dos principais estudiosos de currículo do mundo e Susan Pimentel, da Student Achievement Partners, que liderou a equipe que redigiu os padrões curriculares nos Estados Unidos. Os professores Francisco Soares (UFMG e CNE) e Paula Louzano (USP) completam o painel como comentadores brasileiros.

O tema dos padrões curriculares já foi abordado este ano em eventos de importantes instituições, como o “Seminário Educação Básica: Conhecimento e Currículo”, do CNE; a Reunião da Associação Brasileira de Avaliação Educacional, “Avaliação e Currículo: um debate necessário”; e o 2º Congresso Todos Pela Educação. O encontro será fechado a convidados.

O artigo 210 da Constituição de 1988 determina como dever do Estado fixar "conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar a formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais".

Essa liberdade, em país tão diverso como o Brasil, está vinculada à existência de diretrizes que orientem a definição de conteúdos em conformidade à base nacional comum e diversificada do currículo, garantindo a necessária integração nacional.

Como estabelece o artigo 26 da Lei das Diretrizes e Bases de 1996: "Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela".

O currículo comum deve estabelecer os objetivos e direitos a serem alcançados pelas crianças, delineando, além das experiências a serem vivenciadas pelos alunos, as condições necessárias para a realização dessas expectativas de aprendizado.

Com informações da Fundação Lemann

http://consed.org.br/index.php/comunicacao/noticias/726-consed-e-fundacao-lemann-realizam-seminario-construindo-uma-base-nacional-comum#

Construindo uma Base Curricular Comum - Michael Young 

O Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), juntamente com a Fundação Lemann, realizaram no dia 30/10/2013 em São Paulo, o seminário Construindo uma Base Nacional Comum. O encontro debateu sobre padrões curriculares comuns no Brasil. professor emérito de Educação do Laboratório do Conhecimento (Knowledge Lab) do Instituto de Educação da Universidade de Londres, Reino Unido.

 

Construindo uma Base Curricular Comum - Francisco Soares

Publicado em 23 de dez de 2014

O Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), juntamente com a Fundação Lemann, realizaram no dia 30/10/2013 em São Paulo, o seminário Construindo uma Base Nacional Comum. O encontro debateu sobre padrões curriculares comuns no Brasil. Francisco Soares, professor emérito da UFMG apresentou sobre o tema.

 

Construindo uma Base Curricular Comum - Susan Pimentel  

O Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), juntamente com a Fundação Lemann, realizaram no dia 30/10/2013 em São Paulo, o seminário Construindo uma Base Nacional Comum. O encontro debateu sobre padrões curriculares comuns no Brasil. Susan Pimentel, sócia fundadora da organização Student Achievement Partners and Standards Work e vice-presidente do Conselho Diretivo para Avaliação Nacional, apresentou sobre o tema. 

 

 




ONLINE
22