Ouro na Olimpíada de Matemática

Ouro na Olimpíada de Matemática

Aluno da UFSM é medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática

Valentino Amadeus Sichinel, 16 anos, do CPol, foi o primeiro estudante do Estado a conquistar o 1º lugar na categoria

18/12/2014 | 12h08

Aluno da UFSM é medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática Valentino Amadeus Sichinel/Arquivo pessoal

Foto: Valentino Amadeus Sichinel / Arquivo pessoal

Com apenas 16 anos, Valentino Amadeus Sichinel, aluno do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), trouxe uma conquista inédita para o Rio Grande do Sul. Ele foi o primeiro aluno do Estado a ganhar uma medalha de ouro na categoria Ensino Médio, da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). O resultado foi divulgado na tarde desta quarta-feira, no site da OBM.

_ Estava bastante ansioso e olhava o site todos os dias. Ontem, atualizei várias vezes até que vi o resultado_ conta o estudante.

Natural de Tuparendi, região noroeste do Estado, Valentino concluiu o Ensino Fundamental na Escola Estadual Yeté. A vinda para Santa Maria foi motivada pelo fato de estar em uma cidade universitária, com mais oportunidades  de estudo e escolhas profissionais. Desde a 5ª série, o estudante que pretende fazer vestibular para Matemática, já acumula títulos.  Em participações na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) são três medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze. Na OBM, o tão sonhado prêmio veio na terceira tentativa:

_ Já era meu terceiro ano e pensei: tem que ser agora, mas quando saí da prova não esperava a medalha de ouro. Me dediquei bastante e estou muito feliz. Além do horário de aulas do colégio, estudava matemática cerca de quatro horas por dia. O pessoal fica impressionado, e alguns acham que nunca vão conseguir um prêmio desses, mas é só estudar e colocar a mão na massa _ aconselha o campeão.

Segundo um dos professores de matemática de Valentino, Eduardo Casagrande Stabel, o menino sempre se destacou. Ele acompanha o desenvolvimento do aluno há cerca de dois anos, quando criaram um grupo de apoio de estudos aprofundados em matemática.

_ Além de brilhante, ele é muito querido por todos. O feito do Valentino é realmente histórico para o nosso Estado. Participei por anos, e sei bem como são os outros concorrentes, no Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará, por exemplo. Eles tem toda uma estrutura montada. Esse tipo de iniciativa é vital para a reconstrução dos valores de intelectualidade. É com pequenos estímulos que deve-se  galgar esta trilha de estudo e superação _ avalia o professor.

Região bem representada

O prêmio também orgulhou a coordenadoria regional da OBM.


_ Ficamos muito felizes com a premiação do Valentino. Tivemos mais dois medalhistas, o Alexandre Sauzem do Amaral, do Colégio Militar, que em sua primeira participação ganhou uma menção honrosa e a Mariana Bigolin Groff, de Frederico  Westphalen, que ganhou medalha de bronze. Alunos como esses fazem a diferença nas escolas e incentivam, inclusive, seus professores, a estudar e se aperfeiçoar _ destaca a coordenadora Carmen Mathias.

E a conquista de Valentino continuará rendendo oportunidades. Além de ser contemplado com uma bolsa de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no valor de R$ 100 durante um ano, ele também concorrerá, por meio de provas seletivas, a uma das seis vagas para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática, que ocorrerá em julho de 2015, na Tailândia.

Olimpíada Brasileira de Matemática

Considerada a mais difícil competição do gênero no país, a  OBM está em sua 36ª edição. A competição é uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (IMPA), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), do Ministério de Educação (MEC) por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat). 

http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2014/12/aluno-da-ufsm-e-medalha-de-ouro-na-olimpiada-brasileira-de-matematica-4665913.html




ONLINE
77