Dia do Orientador Educacional

Dia do Orientador Educacional

 

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

 

A Orientação Educacional é uma das mais importantes áreas de atuação do Pedagogo. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96 estabelece que a formação dos Orientadores Educacionais deva acontecer em Cursos de Especialização latosensu.

A Orientação Educacional é uma das áreas estratégicas da organização escolar. A ação da Orientação Educacional visa garantir a plena inserção do educando no espaço escolar e social com o apoio da família e das demais instituições sociais.

A função do Orientador Educacional não deve ser confundida com a função do supervisor escolar ou com a função do psicólogo escolar, nem com as funções dos demais profissionais de apoio à educação. O papel profissional desempenhado, atualmente, pelo Orientador Educacional respalda-se em uma perspectiva dialógica da organização escolar, onde esse profissional irá intermediar conflitos escolares, auxiliar o corpo docente em relação às dificuldades de aprendizagem escolar, encaminhar casos específicos de alunos às instâncias: jurídica, de assistência social, piscológica e de saúde, quando necessário, tendo em vista o desenvolvimento do educando e a construção da cidadania em uma sociedade democrática.

Cumpre destacar que o cargo de Orientador Educacional é regulamentado pelo Decreto Federal número 72.846, de 26 de setembro de 1973, que apresenta as atribuições privativas desse profissional, bem como as atribuições que deverão ser compartilhadas com os demais participantes da comunidade escolar. O cargo de Orientador Educacional, atualmente, deve ser desempenhado por um pedagogo especializado. Na rede pública de ensino, sua presença é obrigatória de acordo com leis e normas.

Tendo em vista a necessidade de formar profissionais em Orientação Educacional capazes de atender as demandas complexas de diversos níveis e modalidades de ensino, oferecemos este curso para preparar profissionais com sólida formação na área, aptos para prosseguir em cursos de pós-graduação stricto sensu, realizar concursos públicos para a carreira de Orientador Educacional, ou de iniciar uma carreira na docência do ensino superior em cursos de Pedagogia ministrando a disciplina Orientação Educacional.

 

A IMPORTÂNCIA  DO ORIENTADOR EDUCACIONAL

 

Hoje, a Orientação Educacional é vista como um processo dinâmico e contínuo, estando incorporada ao currículo escolar de maneira a pensar no aluno como um ser global, o qual deve desenvolver-se de maneira plena em todos os aspectos, sejam eles, intelectuais, físicos, sociais, morais, políticos, educacionais entre outros. 

No entanto este profissional precisa do apoio e da compreensão dos demais funcionários e profissionais da escola, para que juntos possam traçar novos rumos e ousar novas estratégias de ensino e inovar nas metodologias através de formações continuadas, para que os alunos possam se sentir peças integrantes do processo educacional

O orientador deve manter um bom relacionamento com os outros profissionais em sua prática, quanto à instituição empregadora, deve respeitar sua filosofia de ensino. Respeitar os direitos da família na educação do orientando é a forma de aceitar as diferenças culturais dos alunos, assim como seus valores que, muitas vezes divergem de valores pessoais ou aqueles aceitos pela sociedade, já que o foco principal nas atividades e observações do orientador é a comunidade e o educando. 

E dentro da escola o orientador tem atribuições a cumprir, e precisa está sempre apoiado pela direção e os demais profissionais para que esta busca pela qualidade tenha sucesso. E eis aqui algumas das atribuições do orientador educacional:

ü  Participar de estudo de caso dos/as alunos/as em situação de dificuldade, quando necessário;

ü  Promover atividades que contribuam para a Formação Continuada dos/as professores/as, bem como reflexões sobre a prática pedagógica;

ü  Colaborar no encaminhamento de aluno/s que apresente/m dificuldades de aprendizagem e/ou problemas de ajustamento psicossocial para o acompanhamento especializado adequado no âmbito educacional e/ou da saúde, quando necessário;

ü  Proceder à devolutiva dos atendimentos/encaminhamentos dos/as alunos/as aos professores/as, à direção, à coordenação e aos familiares.

Este profissional deve participar ativamente do processo de integração família/escola/comunidade, realizando ações que favoreçam o envolvimento dos pais no processo educativo.

De acordo com Saviani (1980), “... a especialidade no campo educacional, como toda especialidade, só faz sentido na medida em que a área básica não seja perdida de vista... a especificidade da Orientação Educacional é apenas... a divisão no plano de educação...”.

Pois conclui-se que a grande tarefa da educação é recriar novos valores sublimes que mobilizem o homem a redefinir-se mais profundamente, a levar o homem a reencontrar-se em sua identidade autêntica como ser mais dimensionado. Todas as dimensões humanas são essencialmente convergentes e unificadoras.

Embora se possa saber como, quando e onde intervir e que essa intervenção produz mudanças, sabe-se também que tais mudanças não dependem apenas das ações pedagógicas. As atitudes dos jovens não dependem unicamente da ação da escola, mas tem intrincadas implicações de natureza tanto psicológica quanto social, nas relações de vida familiar e comunitária.

http://encontrodosaberantoniamariarib.blogspot.com.br/2013/09/orientacao-educacional.html

  




ONLINE
61