Principais demandas dos aposentados
Reunião de Trabalho organizada pelo CPERS debate principais demandas dos(as) aposentados(as)
Desde as 8h de hoje, representantes estaduais e regionais dos(as) aposentados(as) debatem, na sede do CPERS, suas principais demandas. As propostas apresentadas irão servir como base para o planejamento das atividades de 2015.
Na ocasião, os(as) aposentados(as) acompanharam as informações repassadas pelos palestrantes Jairo Carneiro, presidente da Federação dos Metalúrgicos; Joaquim Jucelino Linhares Cunha, representante da Secretaria de Aposentados e Assuntos Previdenciários da CNTE e Rodrigo Antonio Sebben, advogado representante do escritório de advocacia Buchabqui e Pinheiro Machado, responsável pelo Jurídico do Sindicato.
Carneiro ressaltou a importância de um sindicato estar filiado a uma Central, qual o papel de cada um e a essencial união de forças em prol dos trabalhadores. “É fundamental estarmos juntos naqueles temas gerais que englobam todos os educadores. Uma central sindical contribui para uma compreensão maior, do todo, e unifica as demandas dos trabalhadores”, explicou.
Cunha explicitou algumas das iniciativas da CNTE em prol dos aposentados. “Estamos auxiliando, em todo o Brasil, a estruturar os departamentos e as secretarias dos aposentados. Além disso, estamos realizando uma pesquisa para formular uma cartilha com informações sobre como devemos requerer e planejar a aposentadoria”, apresentou.
Já Sebben, falou sobre a importância da implementação do Piso na carreira e o direito dos(as) aposentado(as) às promoções. Também lembrou das lutas realizadas pela categoria para conquistar o plano de carreira e frisou a importância de não permitir alterações, visto que podem trazer o “achatamento” dos salários. “A valorização e o reconhecimento dos educadores (as) ocorrerá se o pagamento incidir sobre o Plano de Carreira existente hoje”, observou.
Após as palestras, os(as) aposentados(as) puderam esclarecer suas dúvidas e, em seguida, reuniram-se em grupos para elaborar as propostas que nortearão as ações do próximo ano.
Patrícia Araújo Cardon, da Assessoria de Imprensa do CPERS