Reunião SINEPE E CEED

Reunião SINEPE E CEED

Mais de 15 mil assinaturas contra a proposta de Parecer são entregues ao CEEd

Assessoria de Comunicação -SINEPE/RS

O SINEPE/RS entregou ao Conselho Estadual de Educação (CEEd/RS), na manhã desta quinta-feira (30/10), o abaixo-assinado contra a proposta de Parecer que proíbe a expulsão e suspensão de alunos (documento intitulado como Informação: nº 44/2014). Foram coletadas 15.950 assinaturas, de dirigentes escolares, pais, professores e alunos das 325 escolas associadas ao Sindicato, de todo o Estado. A entrega ocorreu na sede do Conselho e foi feita pelo presidente Bruno Eizerik à presidente do CEEd/RS, Cecília Farias. Também participaram do encontro, representando o SINEPE/RS, os professores Osvino Toillier e Oswaldo Dalpiaz. A reunião contou ainda com a participação de um dos relatores do documento, o conselheiro Thalisson Silva.

No encontro, o presidente do SINEPE/RS, reforçou o posicionamento da entidade com relação ao documento. "Reafirmamos nossa posição contrária à medida, pois não podemos aceitar que seja tirada do diretor a autonomia em decidir sobre a permanência ou não do aluno na escola. Esta não pode ser uma decisão delegada a terceiros", reforçou Eizerik. O vice-presidente do SINEPE/RS, Osvino Toillier lembrou que a expulsão na rede privada é muito pequena, uma vez que as escolas se esforçam para garantir a permanência do aluno, com suporte pedagógico e psicológico. "Mas, quando se esgotam todas as possibilidades, vemos como uma exclusão obrigar o aluno a permanecer em um ambiente que não seja o mais adequado para ele", ponderou.

A presidente do CEEd/RS, Cecília Farias, afirmou que este é o momento de ouvir os diferentes setores da comunidade escolar para encontrar um consenso, pelo menos sobre alguns aspectos do Parecer. O conselheiro Thalisson Silva complementou que este período tem sido importante para observar o que de fato a norma representa para o setor. Ele afirmou que uma nova minuta deve ser apresentada, ainda sem data definida, com mudanças a partir das sugestões das entidades. 

 




ONLINE
66