Depoimento dos professores

Depoimento dos professores

E.E.de Ensino Médio Assis Brasil – Alecrim-RS

 

Depoimentos dos professores.

 

Os alunos que estão fora da sala de aula são vistos como uns coitadinhos, vítimas de preconceito, discriminação. Dentro da sala tornam-se agressivos, irônicos, arrogantes e apáticos. Eles batem em outros alunos que procuram fazer suas atividades e aprender os conteúdos. Eles debocham dos outros às vezes até causando a exclusão dos mesmos, já que após sofrerem tanto deboche, muitos decidem sair da escola e a escola não pode fazer nada contra esse tipo de aluno agressor. Eles mandam os professores para “aquele lugar” e tumultuam tanto a aula com bolinha de papel, gritos e brigas, que a sala de aula, diga-se de PASSAGEM, é sempre superlotada nas escolas públicas, acaba virando um verdadeiro "inferno", onde até os alunos mais interessados não conseguem aprender. Na maioria das vezes convoca-se a família desses alunos e ela diz que já não consegue fazer mais nada. Então agora nós é que perguntamos. Podem 5 ou 6 alunos atrapalhar o direito de outros 35 alunos estudarem? Qual é a forma legal da escola resolver problemas como esses, quando soluções pedagógicas se esgotaram?

------------------------------------------------------------------------------

É complicado! Muitas cabeças muitas opiniões. Quem de vocês dá aula para 42 alunos em uma sala de 42 m2. Onde os alunos não respeitam regras nem limites, onde você é xingado, humilhado, e não há punição nenhuma.

A todos os contrários à expulsão de alunos. Entendemos ser perfeitamente plausível que a sociedade aparta de seu convívio aqueles que teimam em contrariar as regras de convivência em coletividade. Então por que atacar avidamente àqueles que expulsam de colégios os que sabidamente desobedecem às regras a todos impostas?! A Constituição garante acesso à educação como princípio fundamental, mas tirar um aluno de uma escola e pô-lo noutra não é afronta a este princípio constitucional, é antes de tudo, garantia para que os outros alunos tenham plenitude de aprendizado, não recebendo más influências de alunos descompromissados com o aprendizado, que muita das vezes é de culpa dos pais que não lhes transmitem uma boa educação, exemplificando suas atitudes. Expulsar um aluno deve ser a última atitude a ser pensada pelos educadores, que têm igual compromisso com todos os alunos, tal medida deverá ser empregada apenas para garantir o bem-estar e segurança dos demais, posto que, em nosso ordenamento NÃO HÁ DIREITO ABSOLUTO, mas sim relativização em todos os espaços do cotidiano, por isso RECOMENDA-SE APARTAR daquele convívio social os que REITERADAMENTE busquem a prática de condutas violentas, imorais ou desonestas, VISANDO DESTE MODO PROTEGER a maioria que se pauta de acordo com O DIREITO!!

-É fácil, muito fácil fazer LEIS entre quatro paredes sem sentir o dia a dia na sala de aula e se desviar da responsabilidade nela incutida.

Nós Professores da E.E.de Ensino Médio Assis Brasil de Alecrim, sentimos no dia a dia o acima descrito.

Perante toda esta triste realidade que vivemos hoje, é que pedimos em nome da comunidade escolar alecrinense que esta minuta não seja aprovada por você(s) conselheiros do Conselho Estadual de Educação.

 

via e mail

 

 




ONLINE
68