Estudo sobre políticas docentes

Estudo sobre políticas docentes

UNESCO lança novo estudo sobre políticas docentes no Brasil

3/10/2011

 

                                                         

A UNESCO lança, nesta segunda-feira (03/10/2011), em Natal (RN), a publicação “Políticas docentes no Brasil: um estado da arte”, desenvolvida em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e com apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME).

A publicação será lançada, às 19h, durante a 34a. Reunião Anual da Associação Nacional de Pós Graduação em Educação (ANPEd), que acontece no Centro de Convenções de Natal de 02 a 05 de outubro.

O estudo identifica e analisa diferentes políticas educativas brasileiras relativas à formação inicial e continuada de professores. Com base nesse diagnóstico, constata que há uma fragmentação das políticas docentes, desarticulação entre as políticas dos diferentes níveis de governo, em diversos casos, tratamento desigual em relação à formação e carreira de professores de diferentes regiões e níveis de ensino.

Entre os aspectos analisados pelas pesquisadoras Bernadete Gatti, Elba de Sá Barretto e Marli André, co-autoras do estudo, estão também as formas de ingresso no magistério, de progressão na carreira e avaliação de docentes; a recepção e o acompanhamento dos professores iniciantes ao ingressar na escola; e subsídios ao trabalho docente, visando à melhoria do desempenho escolar.

O objetivo da publicação é contribuir para os debates sobre as políticas docentes e subsidiar ações mais integradas que contribuam para superar entraves que vêm sendo identificados na área da profissão docente. O estudo contribui com caminhos para valorizar e promover a condição docente, o que na visão da UNESCO é fundamental para a melhoria da qualidade da educação e da cidadania de crianças, jovens e adultos em processo de formação nas redes de ensino do país.

A parceria com o MEC prevê a distribuição do livro a todas as secretarias estaduais e municipais de educação do país, o que permitirá que os sistemas de ensino possam fazer uma reflexão sobre as politicas docentes em nível local, promovendo as mudanças necessárias à formação e valorização dos professores.

A 34° Reunião Nacional da Anped (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) acontecerá de 2 a 5 de outubro de 2011 em Natal (RN).

Autor: Unesco

http://undime.org.br/unesco-lanca-novo-estudo-sobre-politicas-docentes-no-brasil/




ONLINE
71