Metas específicas para o Ideb
PNE tem metas específicas para o Ideb
11 de setembro de 2014 Do Todos Pela Educação
Plano utiliza indicador como medida da qualidade da Educação na próxima década
Dentre as 20 metas do Plano Nacional de Educação (PNE) em vigor, a meta 7 é a que trata da aprendizagem na idade certa, diretamente relacionada com a melhoria da qualidade do sistema de ensino brasileiro. O PNE, aprovado em junho deste ano, reúne uma série de obrigações no âmbito educacional que o Brasil deve alcançar em dez anos.
A meta 7 utiliza o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), composto pelo desempenho dos alunos em avaliações de língua portuguesa e matemática e por dados do fluxo escolar. A utilização do índice para medir a qualidade da Educação causou debate durante a tramitação do PNE, uma vez que muitos especialistas e entidades defendem que o indicador tem limitações.
Nos anos iniciais, a meta do PNE é a mesma do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE): Ideb 6,0 em dez anos. O índice mais recente é de 5,2, divulgado neste mês pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O número está acima da meta intermediária para 2013, que era de 4,9.
Já para os anos finais do Fundamental, atualmente o Ideb é de 4,2, sendo a meta intermediária 4,4 e a do PNE, 5,5.
No Ensino Médio, etapa considerada por muitos especialistas e pelo Ministério da Educação (MEC) como uma das mais problemática da Educação brasileira, a meta é ainda mais distante do atual patamar: enquanto se almeja 5,2 em dez anos, o país patina em 3,7, abaixo da meta intermediária de 3,9 para este ano.
Premiação
O PNE foi aprovado com uma estratégia polêmica para a meta 7. A estratégia 7.36, sobre políticas de estímulo às escolas, tem a seguinte redação: “estabelecer políticas de estímulo às escolas que melhorarem o desempenho no Ideb, de modo a valorizar o mérito do corpo docente, da direção e da comunidade escolar” (leia a íntegra do PNE aqui).
Na época da tramitação do projeto de lei, o texto causou polêmica por abrir brecha para o uso de meritocracia por meio do Ideb, uma vez que o índice poderia ser utilizado como forma de premiação, inclusive em dinheiro.
Para consultar o Ideb de sua escola, cidade, Estado ou do Brasil, clique aqui.
Para ler mais sobre a divulgação do Ideb 2013, clique aqui.
http://www.todospelaeducacao.org.br/reportagens-tpe/31342/pne-tem-metas-especificas-para-o-ideb/