Bolsas de pós-doutorado
Edital concede bolsas de pós-doutorado em todas as áreas
CCS/Capes - Revista Gestão Universitária - 09/09/2014 - Belo Horizonte, MG
Divulgado nesta segunda-feira, 8, o edital nº 57/2014, que divulga mais seis chamadas para o programaCapes/Humboldt, parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Fundação Alexander Von Humboldt (AvH) da Alemanha, que tem como objetivo conceder bolsas para pesquisadores altamente qualificados para realizar estudos em cooperação com os anfitriões acadêmicos em instituições na Alemanha. Os candidatos escolherão o tema da sua pesquisa e o seu respectivo anfitrião na Alemanha.
O programa concederá bolsas para pesquisa nas modalidades de pós-doutorado, para pesquisador em início da carreira acadêmica, que tenha completado seu doutorado há menos de quatro anos, e de pesquisador experiente, para acadêmico com um perfil de pesquisa definido, que tenha no mínimo quatro anos de doutorado e que tenha completado seu doutorado há menos de 12 anos. É prevista a aprovação de até 15 bolsistas nas duas modalidades, em qualquer área do conhecimento.
Aqueles que cumprirem os requisitos exigidos devem se candidatar de acordo com o calendário disponibilizado no edital. Para a primeira chamada, o prazo de inscrição vai até 31 de dezembro, com atividades iniciando em julho/agosto de 2015.
Divulgado resultado de seleção para bolsas de doutorado na Alemanha
CCS/Capes - Revista Gestão Universitária - 09/09/2014 - Belo Horizonte, MG
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta sexta-feira, 5, o resultadodo edital nº 10/2014, relativo à seleção 2014/2015 do Programa Conjunto de Bolsas de Doutorado na Alemanha. A iniciativa tem por objetivo apoiar candidatos com excelente qualificação científica e acadêmica para realização de doutorado pleno, de duplo doutorado e de doutorado sanduíche na Alemanha.
O programa é fruto de parceria entre a Capes, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). Acesse os selecionados pelo CNPq aqui.
Benefícios
Pela Capes, o edital prevê a concessão de quatro a doze mensalidades de bolsa para realização de doutorado sanduíche no exterior; até 48 mensalidades de bolsa para realização de doutorado pleno no exterior; e até 18 mensalidades de bolsa para realização de duplo doutorado no exterior.
Além das mensalidades, estão previstas passagem aérea de ida e volta ou auxílio-deslocamento, auxílio-instalação, auxílio para aquisição de seguro-saúde e auxílio de adicional localidade para as cidades de alto custo. Para os bolsistas de doutorado pleno, é concedido direito a passagem aérea ou auxílio-deslocamento para um dependente e adicionais de auxílio seguro-saúde e mensalidade para até dois dependentes.
Curso de Alemão
O programa prevê a concessão de curso de alemão pelo DAAD, antes do início da pesquisa, para todos os bolsistas selecionados. A duração do curso é estabelecida de acordo com o nível de conhecimento do idioma alemão de cada candidato, a área de pesquisa na Alemanha e as condições e os pré-requisitos da universidade anfitriã alemã.
Os candidatos ao doutorado sanduíche e ao duplo doutorado terão direito ao curso de alemão apenas se a duração dos estudos de doutorado na Alemanha for igual ou superior a seis meses.