Ideb aponta piora no ensino médio

Ideb aponta piora no ensino médio

Ideb aponta piora no ensino médio do país, mas alcança meta de anos iniciais

O Instituto de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou nesta sexta-feira os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2013. Em todos os níveis e redes de ensino, o Brasil teve um avanço pequeno, mas as metas só foram atingidas nas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) das escolas públicas.

De acordo com os dados, os melhores resultados foram atingidos no ensino fundamental I, onde as escolas da rede pública superaram as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC). A nota atingida nessa rede foi de 4,9, sendo que o objetivo estipulado era de 4,7. A rede estadual teve desempenho superior à municipal: 5,4 contra 4,9. Ambos índices superaram as metas de 5,0 e 4,5, respectivamente, que haviam sido definidas. A rede particular, por sua vez, teve um desempenho bastante superior ao das escolas públicas (nota 6,7), mas ficou aquém da meta estabelecida, que era de 6,8.

Nos anos finais do ensino fundamental, os resultados foram misturados. Ao passo que as escolas da rede pública (4,0) e estadual (4,0) melhoraram seu desempenho em 0,1, as escolas municipais permaneceram estagnadas, com nota 3,8, e as particulares tiveram desempenho pior do que em relação a 2011: 5,9 contra 6,0. Nenhuma média ficou acima das metas estipuladas para esse nível de ensino, conforme a tabela abaixo.

O cenário no ensino médio é ainda pior. Nenhuma média de 2013 foi superior à de 2011, sendo que novamente as notas da rede privada diminuíram em relação há dois anos. Tal qual as escolas do ensino fundamental II, o IDEB do ensino médio não atingiu os objetivos estipulados.

Imagem meramente ilustrativa. Fonte: sxc.hu.

http://www.profissaomestre.com.br/index.php/noticias-pr/937-ideb-brasil-tem-avanco-modesto-mas-atinge-metas-no-anos-iniciais-do-ensino-fundamental




ONLINE
67