MEC esclarece qualificação do Pronatec

MEC esclarece qualificação do Pronatec

MEC esclarece sobre cursos de qualificação do Pronatec

Assessoria de Comunicação Social - MEC - Revista Gestão Universitária - 01/09/2014 - Belo Horizonte, MG

 

O Pronatec é um programa de educação profissional que beneficia trabalhadores e jovens brasileiros, contando com 8,05 milhões de matrículas desde a sua criação, em 2011, até hoje. A matéria da Folha de S. Paulo publicada na edição deste domingo, 31, desqualifica a importância da educação profissional no país, ao não considerar a relevância dos cursos de qualificação profissional para a formação de milhões de trabalhadores brasileiros, bem como para o atendimento da demanda de mão de obra qualificada para o setor produtivo. Tais cursos são decisivos para o aumento de produtividade e têm alto nível de empregabilidade.

A formação profissional do Pronatec é ofertada por instituições de comprovada qualidade, como é o caso dos institutos federais e das instituições do Sistema S. A duração média dos cursos é de 200 horas-aula, portanto, longe de tratar-se de “cursos relâmpago”, como diz a reportagem do jornal. A formação proporcionada pelos cursos de qualificação, cuja duração varia de 160 horas a 400 horas, serviu, inclusive, para disciplinar a carga horária da qualificação profissional no país. Antes do Pronatec, cursos de uma ou duas semanas eram a tônica.

Os cursos do Pronatec são ministrados em mais de quatro mil municípios, de forma gratuita, demonstração clara do esforço de acessibilidade e de interiorização do programa, que oferta mais de 850 opções de cursos, ou seja, é a primeira vez que o país realiza um programa de educação profissional que associa escala (mais de oito milhões de matrículas), gratuidade, relevância social e diálogo com o setor produtivo. Para finalizar, o Ministério da Educação sempre informou, desde o começo do programa, o número de matrículas dos cursos de qualificação profissional e dos cursos técnicos.




ONLINE
63