Recursos antes de divulgar Ideb

Recursos antes de divulgar Ideb

MEC avalia recursos apresentados por municípios antes de divulgar Ideb

Índice mostra desempenho de alunos da rede pública na Prova Brasil. Municípios questionaram Inep sobre o resultado dos estudantes.

Fonte: G1  02 de setembro de 2014

 

O ministro da Educação, Henrique Paim, disse nesta terça-feira (2), após participar do Fórum de Educação promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais, em São Paulo, que o governo está avaliando os recursos registrados pelos municípios questionando o resultado do desempenho de suas escolas na Prova Brasil, antes de divulgar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os índices já foram divulgados para as cidades que neste momento questionam os dados da Prova Brasil, que é base de cálculo para o Ideb.

"Nesta edição estamos com uma preocupação muito grande com os recursos que as escolas estão fazendo em relação à Prova Brasil. Logo que a gente concluir esse processo, faremos a divulgação", afirmou Paim.

Sobre o prazo, o ministro disse que o professor Chico Soares, presidente do Inep, está tratando do assunto. Na última edição, em 2012, o Ideb foi divulgado em meados de agosto e mostrou que país superou metas no ensino fundamental e igualou no ensino médio.

O Ideb, divulgado de dois em dois anos, é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil para os municípios. O índice representa um meta de qualidade na educação, numa escala de zero a dez, divulgado a cada dois anos, que a entidade, seja escola, município ou estado, deve cumprir.

Questionado sobre o Enem, que será aplicado nos dias 8 e 9 de novembro, o ministro afirmou que o governo está trabalhando fortemente pois há uma grande responsabilidade do ponto de vista logístico. "Nós a cada ano temos avançado em relação ao acompanhamento de processo para que possamos dar a segurança necessária aos estudantes que a partir do Enem terão um conjunto de oportunidades."




ONLINE
78