Aula Magna da UFRGS

Aula Magna da UFRGS

Aula Magna da UFRGS terá Mia Couto                

                  
Na aula “Guardar memórias, contar histórias e semear o futuro”, em referência aos 80 anos da Universidade, escritor contará um pouco de suas histórias                
            
Aula Magna 2014/2 ocorre dia 1º, às 10h, no Salão de Atos – Foto: Divulgação                     Aula Magna 2014/2 ocorre dia 1º, às 10h, no Salão de Atos

O escritor Mia Couto profere a Aula Magna da UFRGS 2014/2, no próximo dia 1°, dentro da programação dos 80 anos de aniversário da Universidade.  O encontro será uma oportunidade para ouvir histórias do moçambicano mais traduzido e um dos mais importantes autores em língua portuguesa na atualidade. “Guardar memórias, contar histórias e semear o futuro”, tema do encontro, ocorre ao estilo do escritor, um momento intimista, com caráter informal.

Mia Couto nasceu na cidade de Beira, Moçambique, em 1955. Ainda muito jovem se envolveu na luta pela independência de seu país em relação a Portugal (1964-74). Sua carreira literária, que inclui atualmente 27 títulos, iniciou com a publicação do livro de poemas “Raiz de Orvalho” de 1983. A trajetória política e literária de Mia Couto é marcada pelo engajamento com a cultura africana e com a vida do povo moçambicano. No Brasil, é conhecido por obras como o “O Fio das Missangas”, “Antes de Nascer o Mundo” e “Terra Sonâmbula”.

O escritor esteve na UFRGS em 2012 como conferencista do projeto Fronteiras do Pensamento. Na ocasião apontou a proximidade entre o Brasil e Moçambique, e disse: “Os brasileiros têm essa tão feliz dificuldade de não pertencerem a uma identidade só. Cada brasileiro é mais do que ele próprio, mais do que a sua raça, o seu gênero, a sua origem. Cada brasileiro é o Brasil inteiro”.

A Aula Magna não tem um tom oficial, avesso à sua personalidade. Ao contrário, Mia Couto deve contar suas ricas histórias com jeito de conversa de visitante que chega um pouco antes do almoço: afetuoso, atento aos movimentos da casa e afeito as sensibilidades que trazem os cheiros e a luz do dia.

A aula de Mia Couto é uma homenagem do projeto Fronteiras do Pensamento aos 80 anos da UFRGS. A atividade, aberta a toda comunidade, ocorre dia 1° de setembro, às 10h, no Salão de Atos (Av. Paulo Gama, 110 – Campus Centro).




ONLINE
42