Por que estudar no exterior?

Por que estudar no exterior?


Se você ainda se pergunta se a experiência de estudar no exterior mudará a sua vida para melhor, a resposta é sim.

Um curso em outro país vai fazer a diferença em todos os aspectos: pessoal, profissional, cultural, acadêmico, etc. Para comprovar, o Hotcourses Brasil listou, a seguir, cinco razões pelas quais você deve realmente levar a sério o seu sonho de estudar fora.

 

1. Multiculturalismo

Você vai estudar com pessoas do mundo inteiro, independente do curso que escolher. Fato. Alguns destes estudantes se tornarão bons amigos. Com eles, você aprenderá novas culturas, culinárias, costumes, idiomas e muito mais. Estas serão pessoas com quem você vai querer manter contato para o resto da vida e, quando o curso acabar, vai planejar visitá-las em seus países de origens ou recebê-los aqui no Brasil. Ter amigos estrangeiros é uma forma de aprender a aceitar as diferenças e abrir um novo universo de conhecimentos.

2. Currículo acadêmico

Cada país tem um sistema educacional diferente. Cada universidade internacional tem cursos e grades curriculares variadas – inclusive com opções não existentes no Brasil. Optar por estudar fora é também optar por conteúdos diferentes e, provavelmente, uma carga de aulas mais intensa. A sua bagagem acadêmica será enorme ao se formar.

3. Idioma

Estudar em uma segunda língua é um exercício constante para o cérebro. Ter fluência no inglês ou em qualquer outro idioma é uma exigência profissional no atual mercado de trabalho cada vez mais globalizado. Ao estudar fora, você não só ganha proficiência em um segundo idioma, como também aprende a terminologia da sua área de estudo/profissional e também as gírias e expressões usadas no país. Além disso, esta é a forma mais rápida e eficiente de aprender uma língua, afinal, você estará imerso 24 horas por dia no idioma, em todo tipo de ambiente e situação – das salas de aulas universitárias ao supermercado, da agência bancária ao pub com os amigos.

4. Crescimento pessoal

Morar sozinho em outro país vai lhe proporcionar todo tipo de crescimento pessoal imaginável. Desde lidar com as papeladas de imigração e visto a aprender a economizar e viver com um orçamento limitado, comunicar-se em outro idioma, acompanhar o curso e as provas, cuidar da própria casa (mesmo que seja apenas um dormitório acadêmico), etc. Há uma diversidade de desafios que o estudante internacional precisar enfrentar e superar durante a experiência no exterior. Leia mais sobre isso aqui.

5. Vantagem profissional

No final da experiência, você terá amigos de diferentes nacionalidades, fluência em um segundo idioma, uma bagagem acadêmica enorme e se sentirá uma nova pessoa. Além de tudo isso, ter uma experiência de estudos no exterior pode fazer maravilhas ao seu currículo, ainda mais se você conseguir realizar um estágio ou qualquer outro tipo de experiência prática durante a sua estadia no país. Existem diversas razões que levam empregadores a contratarem candidatos que estudaram no exterior: são pessoas mais sociáveis e abertas a desafios, sabem lidar com diferenças e já vivenciaram outras perspectivas.

http://canaldoensino.com.br/blog/por-que-estudar-no-exterior




ONLINE
78